Seguir o O MINHO

Liga Europa

Árbitro sueco na segunda mão do SC Braga-Rangers

Liga Europa

em

Foto: DR

O árbitro sueco Andreas Ekberg foi nomeado pela UEFA para dirigir na quarta-feira a receção do SC Braga ao Rangers, da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, informa, esta segunda-feira, o organismo.


No Minho, Ekberg, de 35 anos, vai apitar pela primeira vez uma equipa portuguesa nas competições europeias e terá o auxílio de Mehmet Culum e Stefan Hallberg, que serão os assistentes, e de Glenn Nyberg, como quarto árbitro.

A coadjuvar Ekberg, internacional desde 2013, estará, no lugar de videoárbitro (VAR), o holandês Danny Makkelie, que terá o compatriota Kevin Blom como assistente.

Na primeira mão, o SC Braga perdeu em Glasgow por 3-2, num encontro em que chegou a estar a vencer por 2-0.

O duelo entre minhotos e escoceses está agendado para as 17:00, no Estádio Municipal de Braga.

Anúncio

Liga Europa

Sporting e Rio Ave defrontam Aberdeen e Besiktas na terceira pré-eliminatória

Liga Europa

em

Foto: DR / Arquivo

Sporting e Rio Ave defrontam hoje Aberdeen e Besiktas, respetivamente, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, tentando prosseguir um caminho que os leve à fase de grupos e à companhia de Sporting de Braga e Benfica.

A equipa lisboeta está a viver um momento conturbado, com a deteção de 12 elementos da equipa principal infetados com covid-19, entre os quais nove jogadores e o treinador Rúben Amorim, o que levou o Sporting a isolar-se num estágio no Algarve.

O jogo frente aos escoceses, no estádio José Alvalade (20:00), marca a estreia dos ‘leões’ em jogos oficiais na nova época, depois de a partida frente ao Gil Vicente, da primeira jornada da I Liga, ter sido adiada devido a resultados positivos nos testes à covid-19 nas duas formações.

O Rio Ave tem passado ao lado da pandemia nesta fase inicial da época, mas encontrará na visita a Istambul (18:00) um adversário mais complicado de derrotar, que foi eliminado na fase de qualificação da Liga dos Campeões pelo PAOK, antes de o conjunto treinado pelo português Abel Ferreira repetir a façanha frente ao Benfica.

Caso se imponham nos jogos de hoje, Sporting e Rio Ave terão ainda de superar os vencedores dos jogos LASK-Dunajska Streda e AC Milan e Bodo/Glimt, respetivamente, no ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga Europa, na qual o Braga entrou diretamente e o Benfica por força da eliminação na ‘Champions’.

Continuar a ler

Liga Europa

Sorteio do ‘play-off’ dá ‘fava’ ao Rio Ave e coloca Sporting com velho conhecido

Liga Europa

em

Foto: DR / Arquivo

O Rio Ave voltou hoje a ter uma ‘possível fava’ no ‘play-off’ da Liga Europa em futebol, com a possibilidade de encontrar o AC Milan, caso se apure, enquanto o Sporting poderá encontrar um velho conhecido, o LASK Linz.

O Sporting veste o ‘fato’ de favorito com os escoceses Aberdeen, no Estádio José Alvalade, na próxima quinta-feira, e, se confirmar no relvado a superioridade diante do 177.º do ‘ranking’ da UEFA, a dificuldade deverá crescer no ‘play-off’, em 01 de outubro.

O sorteio realizado hoje em Nyon, na Suíça, determinou que Sporting ou Aberdeen, que se defrontam na terceira pré-eliminatória, vão encontrar o vencedor do jogo entre os austríacos do LASK e os eslovacos do Dunajska Streda.

Quarta classificada da I Liga na época 2019/20, a equipa treinada por Rúben Amorim procura qualificar-se pela oitava vez para a fase de grupos da Liga Europa, na qual tem como melhor resultado a presença nas meias-finais, em 2011/12.

Para os ‘leões’, que atravessam alguns problemas com vários casos de covid-19 no plantel, com jogadores que provavelmente não estarão aptos para o jogo da terceira pré-eliminatória, poderá ser um ‘dejá vu’.

É um ‘play-off’ à espera de vencedores, embora Sporting e LASK, adversários na fase de grupos da última época, possam reencontrar-se, mas desta vez numa eliminatória decisiva e a um único jogo.

Na última época, os austríacos venceram o grupo D, perdendo em Alvalade por 2-1 e vencendo em casa por 3-0, com os dois clubes a seguirem para os 16 avos de final, fase em que os ‘leões’ foram eliminados.

Já os vila-condenses disputarão no mesmo dia a última eliminatória de acesso à fase de grupos se, antes, afastarem na próxima semana, em Istambul, o Besiktas, um dos ‘grandes’ da Turquia.

Será uma missão difícil para a equipa esta época treinada por Mário Silva, que levou os juniores do FC Porto ao título europeu, mas também o poderá ser, em casa, no ‘play-off’, se o AC Milan, de Rafael Leão e Zlatan Ibrahimovic, confirmar o favoritismo, e afastar antes os noruegueses do Bodo/Glimt.

São duas ‘favas’ para o Rio Ave, quinto classificado da I Liga em 2019/20 e que está a disputar pela quarta vez a Liga Europa, à procura de conquistar o segundo apuramento para a fase de grupos, o que conseguiu apenas na temporada 2014/15.

Tanto o Sporting, como o Rio Ave, procuram juntar-se aos já apurados Sporting de Braga, por via do terceiro alcançado no campeonato passado, e Benfica, que foi eliminado na fase preliminar da Liga dos Campeões.

Em outros jogos possíveis para o ‘play-off’, o sorteio colocou o Tottenham, treinado pelo português José Mourinho, a jogar em casa, com o Rostov ou Maccabi Haifa, se passar fora, na terceira pré-eliminatória, os macedónios do Shkendija.

Em competição está também o Granada, com vários portugueses, entre eles o guarda-redes titular Rui Silva, recentemente chamado à seleção, depois de uma boa época na equipa espanhola, que terminou ‘La Liga’ em sétimo lugar.

O Granada vai discutir em casa a terceira pré-eliminatória com o Lokomotib Tblissi e, caso se apure, encontrará no ‘play-off’ o vencedor do jogo entre Malmo e outro Lokomotiv, o de Zagreb.

Continuar a ler

Liga Europa

Rio Ave tenta dar primeiro passo rumo à fase de grupos

Liga Europa

em

Foto: DR / Arquivo

O Rio Ave procura hoje seguir para a terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, visitando os bósnios do Borac Banja Luca, na segunda ronda preliminar da prova, que será disputada em apenas um jogo.

O conjunto agora treinado por Mário Silva tem o primeiro obstáculo na caminhada rumo à fase de grupos da competição, em que esteve presente apenas por uma vez na sua história, em 2014/15, então sob o comando de Pedro Martins.

Em vésperas de se estrearem na I Liga, os vila-condenses vão defrontar, a partir das 19:00 (hora de Lisboa), o quarto colocado do campeonato da Bósnia-Herzegovina, que soma 12 pontos nas primeiras sete jornadas e que vem de um desaire diante do líder Sarajevo.

Ao contrário do Rio Ave, o Borac Banja Luca começou a campanha europeia logo na primeira ronda de qualificação, eliminando os montenegrinos do FC Sutjeska, também num só jogo (1-0).

O guarda-redes Leo Vieira, o defesa Ivo Pinto, os médios Francisco Geraldes e Meshino e o avançado André Pereira foram os reforços que integraram a comitiva do Rio Ave, que, caso vença, vai defrontar os turcos do Besiktas na terceira pré-eliminatória.

A jornada europeia vai ainda definir o adversário nessa fase da segunda competição continental de clubes do Sporting, que será o vencedor do embate entre os noruegueses do Viking e os escoceses do Aberdeen.

Caso superem esta eliminatória, Sporting e Rio Ave ainda têm de enfrentar os ‘play-offs’ para se juntarem na fase de grupos a Sporting de Braga e Benfica, que, após a eliminação da fase preliminar da Liga dos Campeões, já garantiu o estatuto de cabeça de série.

Continuar a ler

Populares