A requalificação do bloco de partos do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), em Famalicão, acaba de ver aprovada pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), foi hoje anunciado.
A candidatura do CHMA foi apresentada em parceria com os Municípios de Famalicão, Trofa e Santo Tirso, com o valor global de 283.887,37 euros, e mereceu um financiamento de 251.426,17 euros. Os restantes 32.461,20 euros serão assegurados pelas três Câmaras, o que revela, de acordo com o comunicado do SNS de apresentação dos resultados do programa, “a relevância desta área para a sociedade civil”.
O “Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde”, publicado através do Despacho n.º 557/2023, de 11 de janeiro, consagra que a qualificação dos blocos de parto das unidades de saúde do SNS é uma “medida estruturante na criação de condições de qualidade e segurança para grávidas, recém-nascidos e profissionais de saúde, contribuindo para a humanização dos cuidados prestados”.
A candidatura do CHMA procurava, principalmente, obter financiamento para a renovação completa dos seus equipamentos. O bloco de partos foi recentemente objeto de obras de beneficiação, orientados para a humanização dos cuidados e conforto da grávida e acompanhante.
De acordo com o CHMA, o financiamento aprovado permitirá instalar os “mais modernos sistemas de monitorização do parto, unidades de reanimação e outros equipamentos de última geração, bem como mobiliário diverso, incluindo novas camas de parto. Inclui também uma pequena obra de ampliação do bloco de partos, que permitirá criar mais uma sala, melhorando a capacidade de resposta do serviço”.
A realização destes investimentos, que têm de estar concluídos até ao final deste ano, permitirá reforçar a comodidade e sobretudo a segurança de todo o trabalho de parto, das grávidas e recém-nascidos.
“O CHMA não pode deixar de congratular-se com a aprovação desta candidatura e não pode deixar de manifestar o seu agradecimento aos três Municípios envolvidos, que, desde a primeira hora, se associaram ao projeto com entusiasmo e com importante compromisso financeiro”, frisou o hospital em comunicado.