A Ucrânia e a Moldávia conseguiram a atribuição de países candidatos à União Europeia, foi confirmado hoje pelo Conselho Europeu.
O anúncio foi feito por Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, através do Twitter.
“É um momento histórico. Hoje marca um passo crucial. O nosso futuro é unido”, publicou.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reagiu na sua conta Twitter. O líder ucraniano terminou dizendo que “o futuro do país é dentro da União Europeia”.
“Agradeço sinceramente aos líderes europeus pela decisão no Conselho Europeu de atribuir à Ucrânia o estatuto de candidato”, afirmou. “É um momento único e histórico para a relação entre a Ucrânia e a União Europeia.”
https://twitter.com/ZelenskyyUa/status/1540038995178037249
O Conselho Europeu também concordou em reconhecer a “perspetiva europeia” da Geórgia e “está pronto para atribuir o estatuto de país candidato assim que algumas medidas prioritárias sejam abordadas”, também segundo Charles Michel.