Várias propostas sobre a ferrovia e a rodovia foram hoje aprovadas nas votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).
O Bloco de Esquerda viu ser aprovada a sua proposta para que no próximo ano o Governo proceda à realização de um estudo para a criação de uma linha ferroviária entre Guimarães e Braga.
Do PCP, foram aprovadas medidas que ditam que “o Governo, em 2025, dá início à requalificação do IC8”, bem como para que em 2025, se iniciem os “trabalhos necessários para reativar e modernizar as linhas ferroviárias do Douro e Corgo, assegurando a ligação da linha do Douro com a rede ferroviária espanhola”.
Ainda do PCP, foi aprovada uma proposta para que, no próximo ano, sejam “iniciados os procedimentos necessários para a reposição das acessibilidades ferroviárias ao distrito de Bragança, com a consideração de um traçado que garanta a ligação ferroviária à cidade de Bragança”.
Igualmente aprovada, foi a proposta dos comunistas para que em 2025, sejam desenvolvidos os procedimentos necessários para iniciar a construção, em 2025, do troço do IC3, ligando a A13, no concelho de Almeirim, à A23, em Vila Nova da Barquinha,” com uma ponte alternativa à ponte João Joaquim Isidro dos Reis que liga os concelhos da Chamusca e Golegã”.
O início, em 2025, dos procedimentos com vista à requalificação do IC 1 entre Palma e Alcácer do Sal (Sul) defendido pelo PCP foi também viabilizado.
Por parte do BE recebeu também ‘luz verde’ uma medida que dita que sejam “desenvolvidos todos os procedimentos, realizadas todas as obras e instalação de sistema eletrónicos de sinalização e demais infraestruturas para garantir a abertura da Linha do Douro entre Pocinho e Barca D’Alva”.