Seguir o O MINHO

Alto Minho

Aprovada empreitada de requalificação do edifício da antiga EB1 da Correlhã em Ponte de Lima

em

Cerimónia de consignação da EB1 da Correlhã

“Este é um dia muito importante para a Correlhã, cumprimos um objetivo da Junta de freguesia e da Câmara Municipal para este mandato”, disse ontem o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes, na cerimónia de Assinatura do Auto de Consignação da Ampliação e Beneficiação da Antiga EB1 da Correlhã, que decorreu nas instalações do referido edifício.

A proposta de intervenção tem como objetivo recuperar o imóvel para fins administrativos preservando a imagem da fachada principal – a mais representativa – e respeitando ao máximo a compartimentação original fazendo apenas aberturas pontuais para ligação com a parte a ampliar. Pretende-se ainda uma remodelação interior parcial e a demolição total do alpendre existente para ampliação do edifício ao nível do rés-do-chão e 1º andar.

A intervenção vai permitir a ampliação daquele edifício, registando-se a obra nas traseiras do mesmo, onde se pretende criar um equipamento que reúna no mesmo espaço diversas valências, e que responda às exigências atuais ao nível do conforto térmico e no cumprimento da legislação em vigor em termos de acessibilidades e segurança contra incêndios. Para melhorar o conforto térmico do edifício, propõe-se a colocação de isolamento térmico pelo interior para corrigir algumas pontes térmicas e a substituição das caixilharias em alumínio por um sistema mais atual com vidro duplo e rutura de ponte térmica.

Fátima Oliveira, presidente da Junta de Freguesia da Correlhã, não escondeu a satisfação, revelando que “estou muito feliz com o projeto desta obra”. A autarca salientou especialmente o espaço de convívio para atividades destinadas aos mais idosos. Adiantou ainda que este novo equipamento vai acolher quatro associações da freguesia, nomeadamente a “Rusga Típica da Correlhã; O Grupo 4 Ventos; a Associação dos Amigos das Marchas da Correlhã e a Associação Desportiva e Cultural da Correlhã.

Este investimento, no valor de 267.720,24 euros, “que sairá do Orçamento Municipal”, garantiu o Presidente da Câmara Municipal, visa “preservar o património construído deste edifício tão emblemático da freguesia da Correlhã”, sustentou o autarca.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima acrescentou que o Município investiu nesta freguesia, durante estes últimos quatro anos, 1,7 milhões de euros, pretendendo-se com esta obra a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Populares