Seguir o O MINHO

Alto Minho

Aprovada candidatura para valorização da serra d’Arga

em

A entidade gestora do Norte 2020 aprovou uma candidatura de 348 mil euros para a valorização da serra d’Arga, anunciou hoje a Câmara de Caminha, líder do projeto que envolve ainda Viana do Castelo e Ponte de Lima.

Em comunicado, a autarquia de Caminha adiantou que a intervenção “visa fundamentar a proposta de classificação daquele território como Área de Paisagem Protegida de âmbito regional, reforçando o seu caráter único enquanto ativo territorial e produto turístico emergente”.

O investimento, comparticipado em 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) resultou de um protocolo de parceria celebrado entre os três municípios.

Do montante global, Caminha vai beneficiar de mais de 137 mil euros, a Ponte de Lima caberá uma verba superior a 100 mil euros e Viana do Castelo vai receber cerca de 110 mil euros.

“Esta operação surge pela constatação e reconhecimento de que a paisagem da serra d’Arga, pela sua qualidade e diversidade, constitui um recurso comum e um ativo territorial cuja proteção e valorização, para além de ser um elemento-chave do bem-estar individual e social dos seus habitantes, constitui um elemento fundamental para a estratégia de afirmação da região Norte enquanto destino turístico de excelência”, sustentou a autarquia na nota hoje enviada à imprensa.

Atualizar os conhecimentos sobre o território (paisagem, flora, fauna, geologia, património cultural e imaterial, serviços dos ecossistemas, dinâmica turística e socioeconómica), a promoção turística (turismo de natureza) e divulgação dos seus valores naturais, culturais e paisagísticos, e promoção e interpretação de trilhos existentes são apenas alguns dos objetivos da candidatura agora aprovada.

O investimento prevê, entre outros, “a elaboração de atlas da flora, fauna e geologia, a realização de estudos de caracterização da paisagem (de acordo com a Convenção Europeia da Paisagem).

A elaboração de um plano de comunicação para a promoção e divulgação daquela área classificada é outra das ações a realizar no âmbito da candidatura agora aprovada.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias do Alto Minho. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares