Seguir o O MINHO

Alto Minho

Aprovada candidatura para valorização da serra d’Arga

em

A entidade gestora do Norte 2020 aprovou uma candidatura de 348 mil euros para a valorização da serra d’Arga, anunciou hoje a Câmara de Caminha, líder do projeto que envolve ainda Viana do Castelo e Ponte de Lima.


Em comunicado, a autarquia de Caminha adiantou que a intervenção “visa fundamentar a proposta de classificação daquele território como Área de Paisagem Protegida de âmbito regional, reforçando o seu caráter único enquanto ativo territorial e produto turístico emergente”.

O investimento, comparticipado em 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) resultou de um protocolo de parceria celebrado entre os três municípios.

Do montante global, Caminha vai beneficiar de mais de 137 mil euros, a Ponte de Lima caberá uma verba superior a 100 mil euros e Viana do Castelo vai receber cerca de 110 mil euros.

“Esta operação surge pela constatação e reconhecimento de que a paisagem da serra d’Arga, pela sua qualidade e diversidade, constitui um recurso comum e um ativo territorial cuja proteção e valorização, para além de ser um elemento-chave do bem-estar individual e social dos seus habitantes, constitui um elemento fundamental para a estratégia de afirmação da região Norte enquanto destino turístico de excelência”, sustentou a autarquia na nota hoje enviada à imprensa.

Atualizar os conhecimentos sobre o território (paisagem, flora, fauna, geologia, património cultural e imaterial, serviços dos ecossistemas, dinâmica turística e socioeconómica), a promoção turística (turismo de natureza) e divulgação dos seus valores naturais, culturais e paisagísticos, e promoção e interpretação de trilhos existentes são apenas alguns dos objetivos da candidatura agora aprovada.

O investimento prevê, entre outros, “a elaboração de atlas da flora, fauna e geologia, a realização de estudos de caracterização da paisagem (de acordo com a Convenção Europeia da Paisagem).

A elaboração de um plano de comunicação para a promoção e divulgação daquela área classificada é outra das ações a realizar no âmbito da candidatura agora aprovada.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias do Alto Minho. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Viana do Castelo

Chuva intensa inunda estradas em Viana

Mau tempo

em

Foto: DR

A chuva pontualmente forte que se fez sentir entre as 22:00 e as 22:30, em Viana do Castelo (e um pouco por todo o Minho), provocou, até agora, inundações em dois pontos do concelho, apurou O MINHO junto de fonte dos bombeiros.

O primeiro caso ocorreu na cidade, no viaduto de São Sebastião, em Areosa, após falha das bombas que retiram a água acumulada daquela via, inaugurada em 2010 e que inundou logo ao primeiro mês ‘de vida’.

No local estiveram dois operacionais dos Bombeiros Sapadores de Viana que rapidamente resolveram o problema, desimpedindo a obstrução que dificultava a absorção das águas pluviais.

O alerta foi dado às 22:34 e a ocorrência ficou resolvida perto das 23:05.

Já noutro local, a sul do rio Lima, a chuva inundou uma estrada municipal em Mujães, na Travessa Externato das Neves. O alerta para essa ocorrência foi dado às 22:44 e ficou resolvida cerca das 23:20, a cargo de dois operacionais dos Bombeiros Voluntários de Viana.

De lembrar que os distritos de Viana do Castelo e de Braga encontram-se sob aviso amarelo do IPMA entre as 22:00 horas desta terça-feira e as 06:00 de amanhã.

Pelas 23:10, não há registo de inundações de maior em outros concelhos do Minho.

(noticia atualizada às 23h40 com informação da conclusão dos trabalhos em Mujães)

Continuar a ler

Alto Minho

Caminha assinala Dia da Floresta Autóctone com ação de plantação

Ambiente

em

Foto: Divulgação / CM Caminha

A Câmara de Caminha assinalou o Dia da Floresta Autóctone com a plantação de várias árvores na Mata Nacional do Camarido, onde nos últimos meses já foram plantadas cerca de quatro mil árvores, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a autarquia explicou que a ação contou com a participação de associações ambientalistas do concelho e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

O Dia da Floresta Autóctone celebrou-se na segunda-feira.

Na ação promovida pela Câmara de Caminha foram plantados sobreiros, carvalhos, bordos e freixos em diversas zonas da Mata Nacional do Camarido, onde, “numa área de cerca de quatro hectares, já foram plantados quatro mil exemplares, cumprindo o Plano de Gestão Florestal”.

Continuar a ler

Alto Minho

Festa luso-galaica da marioneta em Caminha de 05 a 08 de dezembro

Maluga – Festa da Marioneta

em

Foto: Divulgação

A Maluga – Festa da Marioneta luso-galaica vai decorrer entre os dias 05 e 08 de dezembro, em Caminha, com atividades em sala e ‘online’, devido às restrições impostas pelo estado de emergência, e com um fim solidário, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a companhia Krisálida, que organiza o evento, apoiado pela Câmara de Caminha, adiantou que este ano a bilheteira reverterá a favor da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) daquele concelho do distrito de Viana do Castelo.

Segundo a Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho com sede em Caminha, a verba servirá para “comprar alimentos para os cabazes de Natal que a CPCJ de Caminha prevê distribuir por famílias do concelho sinalizadas”.

Realizada há seis anos, a Maluga reúne companhias de marionetas de Portugal e da Galiza (Espanha), entre espetáculos em sala e na rua, mas também com ‘workshops’ temáticos para todas as idades e representações nas escolas.

Continuar a ler

Populares