Seguir o O MINHO

Alto Minho

Aprovada candidatura de 17 ME para regeneração urbana em Viana do Castelo

em

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou, esta segunda-feira, a aprovação de uma candidatura de 17 milhões de euros, apresentada ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do Portugal 2020, destinada à regeneração urbana.

“A nossa candidatura foi aprovada pela Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão e vamos, na terça-feira, assinar um contrato com um envelope financeiro de 17 milhões de euros para três áreas de intervenção muito importantes, a regeneração urbana, a mobilidade sustentável e as comunidades desfavorecidas”, afirmou José Maria Costa.

O autarca socialista, que falava aos jornalistas à margem das Jornadas de Reabilitação Urbana abertas pelo ministro do Ambiente, explicou que os contratos “que confirmam a aprovação dos PEDU vão ser assinados, na terça-feira, em Santa Maria da Feira.

Segundo José Maria Costa, na candidatura apresentada pelo município ao PEDU do Portugal 2020, “foi dada particular importância às comunidades desfavorecidas”.

“Estamos a falar da reabilitação dos três bairros do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) existentes nas freguesias da Meadela, Monserrate e Darque”, explicou.

Adiantou que além da reabilitação dos edifícios, a candidatura prevê “intervenções na envolvente desses bairros e em alguns equipamentos que dão apoio a comunidades que são socialmente mais fragilizadas, com problemas de pobreza e exclusão social”.

“Todo o nosso plano foi estruturado com uma base, não só da reabilitação do espaço público mas também como uma componente social, de intervenção e revitalização do tecido socioeconómico. Estou muito satisfeito e vamos agora começar a implementar este desafio no terreno”, frisou.

As Jornadas de Reabilitação Urbana, que decorrem esta segunda e terça-feira, são organizadas pela Câmara de Viana do Castelo, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP), Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (IC-FEUP) e a Escola Superior Gallaecia (ESG).

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 

Populares