Arquivo

Apresentadora criada por inteligência artificial marca arranque da Semana Internacional do Politécnico de Viana

Com 100 participantes de 16 países
Apresentadora criada por inteligência artificial marca arranque da semana internacional do politécnico de viana
Foto: DR

Inteligência artificial, internacionalização e desenvolvimento regional marcam o arranque da Semana Internacional do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Perto de uma centena de participantes de 16 países deram início a uma semana dedicada à inovação, coesão territorial e redes europeias de colaboração.

Com uma coapresentadora criada por inteligência artificial, discursos inovadores, arrojados e inclusivos e representantes de dezenas de instituições internacionais, arrancou esta segunda-feira a 9.ª edição da Semana Internacional do Politécnico de Viana do Castelo. A semana, que decorre até 09 de maio, sexta-feira, “transforma o Alto Minho num verdadeiro laboratório de colaboração internacional, diálogo intercultural e reflexão sobre os desafios dos territórios de baixa densidade”, refere o IPVC em comunicado.

O evento reúne perto de uma centena de participantes de 16 países, entre docentes, investigadores e pessoal não docente, com destaque para a presença dos parceiros da SUNRISE – European University, uma rede transnacional de universidades europeias dedicada à inovação regional e sustentabilidade.

Ao longo de uma semana, o Politécnico de Viana será também palco de reuniões do âmbito da Universidade Europeia, centradas em Educação e Formação, com especial foco na criação de graus conjuntos e percursos de especialização interinstitucionais.

Para Ana Paula Vale, vice-presidente do IPVC, a 9.ª Semana Internacional do IPVC representa “uma oportunidade para repensar o papel do ensino superior na transformação dos territórios”, sublinhando que “a inovação não está apenas nas cidades – nasce, cresce e floresce também nas margens, quando se investe em conhecimento, cultura e comunidade”.

Apresentadora criada por inteligência artificial marca arranque da semana internacional do politécnico de viana
Foto: DR

A sessão de abertura, que decorreu esta manhã no auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, foi marcada pela estreia de uma apresentadora virtual criada com recurso a Inteligência Artificial, num momento simbólico que ilustra o compromisso do Politécnico com a vanguarda tecnológica. “Esta aposta é mais do que simbólica – é uma demonstração de como a tecnologia pode ser integrada, com criatividade e sentido crítico, no quotidiano da educação superior”, acrescentou Ana Paula Vale, citada no comunicado.

Presente também na sessão de boas-vindas, Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, enalteceu o papel do Politécnico na projeção internacional da cidade e da região: “O IPVC é uma instituição-pilar da nossa ambição coletiva. Não há desenvolvimento sem inovação e a internacionalização que o Politécnico promove é hoje um fator determinante para posicionar Viana do Castelo como território de futuro”.

Apresentadora criada por inteligência artificial marca arranque da semana internacional do politécnico de viana
Foto: DR

Numa manhã que foi animada por Dario Rocha, ex-estudante de Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), ilustrando a ligação contínua do Politécnico com a sua comunidade académica, houve ainda espaço para a intervenção de José Paulo Queiroz, da CIM do Alto Minho, que reforçou a ideia de que as instituições de ensino superior são motores essenciais para a coesão e o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, apontando o Politécnico de Viana do Castelo como “um exemplo de ação transformadora, com impacto real nas comunidades.”

O evento prossegue ao longo dos próximos dias, com um programa que cruza sessões plenárias, workshops Erasmus+, visitas técnicas e experiências culturais, em locais emblemáticos como Melgaço, Valença ou o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O ‘networking’ é assumido como elemento central da iniciativa, com vários momentos informais e colaborativos, incluindo um jantar internacional e o Dia da Europa, celebrado sexta-feira, que irá integrar os Dias da Multiculturalidade, no âmbito do projeto IPVC Com.Sigo+, desenvolvido no âmbito do PRR, envolvendo estudantes internacionais, deslocados e refugiados.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Em famalicão, hugo soares garante que ad vai continuar a apoiar o setor social

Em Famalicão, Hugo Soares garante que AD vai continuar a apoiar o setor social

Próximo Artigo
Montenegro promete agricultura mais autossustentável mas recusa protecionismos

Montenegro promete agricultura mais autossustentável mas recusa protecionismos

Artigos Relacionados