Seguir o O MINHO

Coisas para Fazer

Apresentado novo trilho de oito quilómetros por campos e bosques de Braga

Tadim

em

Foto: DR

A freguesia de Tadim colocou ao dispor da população um novo trilho de oito quilómetros que percorre parte da freguesia, com especial incidência em zona florestal.  O “Trilho das Candeias” está a partir de hoje operacional e é percorrido no sentido circular com  baixa dificuldade e que pode ser utilizado durante todo o ano.

Com este projeto Tadim passa a integrar a rede de percursos pedestres de Braga ficando deste modo ligada ao resto do municipio.
Segundo a autarquia, o Trilho das Candeias inspira-se numa crença popular que está relacionada com o estado do tempo: “Se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir, está o Inverno para vir; se estiver a chorar, está o Inverno a passar”.

A Capela de Nossa Senhora das Candeias dá o mote para o chamado de “PR6 BRG – Trilho das Candeias”, um convite a percorrer uma boa parte da freguesia de Tadim e conhecer o seu património numa experiência de contacto com o património e com a natureza.

O PR6 BRG – Trilho das Candeias “tentará transportar o caminhante tão para trás no tempo quanto possível, aludindo à Bouça da Lapa e àqueles que são os sinais mais antigos que se conhecem da ocupação humana do território que hoje constitui Tadim”, destaca a Junta.

Este percurso resgata também a memória do antigo Castelo de Penafiel de Bastuço, outrora o centro administrativo de um vasto território de cerca de 100km2 que incluía trinta e seis paróquias, entre os atuais concelhos de Braga, Barcelos e Famalicão.

A Estação de Caminhos-de-ferro e o Centro Histórico de Tadim são outros dos pontos de interesse assinalados que fazem parte deste percurso.

Populares