Apresentado em Viana livro sobre as “consequências irreversíveis” de “experiências adversas” na infância

Iniciativa do Rotary
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

O livro “O que se passa na infância não fica na infância” foi apresentado no sábado em Viana do Castelo, numa inciativa do Rotary Club em parceria com a Câmara, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Em comunicado, o Rotary explica que o livro “recorre a 50 personalidades – ligadas pessoalmente ou profissionalmente à proteção das crianças e ao seu saudável desenvolvimento -, reunindo um conjunto de abordagens pessoais e multidisciplinares, remetendo para as consequências irreversíveis e duradouras das experiências adversas na infância (podendo fazer o espelho com o que de melhor nos aí aconteceu, marcando-nos para sempre nesse véu de benignidade de que a meninez também se veste)”.

A obra foi apresentada pela primeira vez na Assembleia da República no dia 31 de maio por ocasião das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril. O livro inicia com uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e tem prefácio do juiz Armando Leandro.

A apresentação do livro este a cargo de duas das autoras: Sónia Rodrigues (doutorada em Psicologia, investigadora na área da proteção infantil da Universidade Lusíada do Porto e presidente do Rotary Club de Viana do Castelo) e Catarina Ribeiro (professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Católica do Porto).

Estiveram ainda presentes os coordenadores da obra Paulo Guerra e João Pedro Gaspar e a representante da Editora de Ideias, Paula Valente.

Integrou ainda a mesa da apresentação deste livro a vereadora da Coesão Social da Câmara de Viana do Castelo, Carlota Borges.

As receitas do livro revertem integralmente para a associação PAJE- Plataforma de Apoio a Jovens Ex-acolhidos.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x