Seguir o O MINHO

Região

Apreendidos 745 quilos de cocaína pura em ananases e 400 mil euros

em

Foto: Divulgação

A Polícia Judiciária (Portugal) e o Cuerpo Nacional de Policia (Espanha) apreenderam cerca de 745 quilos de cocaína pura, escondida no interior de ananases transportados em contentores entre um país da América Latina e a Península Ibérica, alegadamente através do Minho e da Galiza, tendo o território espanhol como o seu principal destinatário final.

Para além da cocaína apreendida em Espanha foi ainda possível proceder à identificação e detenção de nove homens de várias nacionalidades, bem como apreender cerca de 400 mil euros e dez automóveis, tendo sido ainda desmantelado um laboratório clandestino utilizado para a adulteração e corte da cocaína.

A megaoperação decorreu através da PJ (Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes), que desencadeou recentemente, no âmbito de uma investigação conjunta, uma operação policial denominada “Operação Japy”, da qual resultou a apreensão, em ambos os países, de aproximadamente 745 quilos de cocaína dissimulados dentro de ananases.

A investigação deste grupo organizado, com carater transnacional e que se dedicava reiteradamente à introdução, no continente europeu, de elevadas quantidades de cocaína produzida na América do Sul, iniciou-se em Espanha e decorre desde abril do ano passado.

Em território nacional esta operação contou igualmente com a preciosa colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira, sendo que a investigação prossegue em Portugal e em Espanha.

Populares