Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Apreendidos 138 quilos de polvo na lota de Viana do Castelo

Foram doados a instituições de solidariedade

em

Foto: UCC / GNR

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha, apreendeu 138,7 quilos de polvo (Octopus vulgaris) subdimensionado, na lota de Viana do Castelo, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a GNR refere que, “no âmbito de uma ação de fiscalização realizada no recinto da Lota de Viana do Castelo, com o objetivo de verificar o cumprimento das regras relativas à captura, desembarque, transporte, comercialização e regime de primeira venda e segunda venda, os militares da Guarda detetaram duas embarcações de pesca costeira na posse do referido pescado, sem que o mesmo possuísse as medidas regulamentares para ser comercializado”.

Os mestres das embarcações, dois homens de 46 e 49 anos, foram identificados, tendo ainda sido elaborados os respetivos autos de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 37.500 euros.

O polvo subdimensionado foi apreendido e, após exame higiossanitário, foi doado a instituições de solidariedade social locais.

“A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de espécimes marinhos e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas”, conclui o comunicado.

EM FOCO

Populares