Connect with us

Alunos do Politécnico de Viana lançam ‘app’ para ajudar no combate a incêndios florestais

DR

Alto Minho

Alunos do Politécnico de Viana lançam ‘app’ para ajudar no combate a incêndios florestais

Uma aplicação móvel de auxílio ao combate de incêndios florestais será apresentada esta sexta-feira, em Viana do Castelo. A iniciativa consta do programa de um open day do Curso de Licenciatura em Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), e terá lugar na próxima sexta-feira, dia 23 de junho.

A aplicação, que foi desenvolvida entre quatro estudantes do curso de Engenharia Informática e o Centro de Informação Geoespacial do Exército, permite “um acompanhamento, em tempo real, das operações e a gestão dos meios no terreno, permitindo uma gestão dos recursos empenhados com eficiência e eficácia, nomeadamente, através da visualização do dispositivo através de um geoportal”, segundo revelou, em março, o diretor do curso, à Lusa, acrescentando que a app “tem a vantagem de não necessitar de internet, vem complementar os sistemas que existem, como por exemplo, o SIRESP (operadora da Rede Nacional de Emergência e Segurança) ”

O sistema permite “um acompanhamento, em tempo real, das operações e a gestão dos meios no terreno, permitindo uma gestão dos recursos empenhados com eficiência e eficácia, nomeadamente, através da visualização do dispositivo através de um geoportal”, disse ainda, adiantando que o projeto “está a ser desenvolvido há um ano e meio” e “já foi testado, no terreno, por várias academias militares ao longo do país, onde está instalado o Exército”.

Adicionalmente, durante aquele open day, duas empresas estarão presentes para apresentarem os seus produtos e serviços na área do desenvolvimento de software: A F3M e a SparkleIT.

Segundo a organização, esta iniciativa pretende “contribuir para a divulgação da área de sistemas e tecnologias de informação, promovendo o debate de temas de grande atualidade e a aproximação do meio académico com o meio empresarial circundante”.

O programa do seminário inclui a apresentação de sessões e workshops subordinados às áreas temáticas de “Segurança Informática e Segurança no Desenvolvimento de Software”, “Big Data e Descoberta de Conhecimento em Base de Dados” e “Sistemas de Informação Geográfica” e contará com a intervenção de reconhecidos académicos e empresas/instituições convidadas.

O evento decorrerá entre as 10:00 e as 13:00 horas no auditório principal da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A entrada é gratuita.

Programa

10:00 – Sessão de Abertura – Diretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG)

10:15 – A Informação Geoespacial no Apoio Militar de Emergência – Centro de Informação GeoEspacial do Exército – Major João Afonso;

10:45 – Validação Sistemas de Informação Geográfica – SIG 3D – Centro de Informação GeoEspacial do Exército – Major Pires;

11:15 – Produtos e Serviços em Tecnologias de Informação – F3M Information Systems- Eng.º Manuel Pereira

11:45 – Apresentação da Empresa – SparkleIT, Lda – Eng.º Pedro Vaz Alves

12:00- Assinatura de Protocolo entre a SparkleIT e a ESTG.

12:15 – Encerramento da Sessão – Diretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG)

12:20 – Coffee Break Partilhado entre audiência e oradores

Jornal digital da região do Minho.

Mais em Alto Minho

Bitnami