Seguir o O MINHO

Ave

Apanhados em local ermo em Fafe com droga escondida num buraco

Tráfico de droga

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Dois homens de 26 e 27 anos foram identificados e constituídos arguidos por militares da GNR, esta sexta-feira, depois da guarda ter encontrado droga escondida nas imediações onde estes se encontrava, numa zona erma, em Fafe.


Em comunicado, o comando territorial de Braga explica que os militares, durante uma ação de patrulhamento, localizaram um veículo estacionado num local ermo, com dois ocupantes com um comportamento suspeito.

“Durante a abordagem, foi realizada uma busca ao veículo e às imediações onde, de modo dissimulado dentro de um buraco, foi encontrado quatro doses de liamba e 19 doses de haxixe, separadas em 22 pacotes devidamente embalados”, explica o comunicado.

“No decorrer da identificação apurou-se ainda que o veículo era da posse de um dos suspeitos, mas que nenhum deles possuía habilitação legal para conduzir”, acrescenta a mesma nota.

Os factos foram remetidos ao Tribunal de Famalicão.

Anúncio

Guimarães

Casa e quinta da Covilhã em Guimarães classificadas como de interesse público

Património

em

Foto: CM Guimarães (Arquivo)

O conjunto formado pela casa e quinta da Covilhã, em Fermentões, Guimarães, que teve intervenção do arquiteto Fernando Távora, foi classificado como monumento de interesse público, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República.

A portaria refere que a quinta da Covilhã é uma propriedade de génese seiscentista, com habitação original datada de meados do século, e capela de 1680.

A casa foi primeiramente reformulada em 1705, sendo a última intervenção, da responsabilidade do arquiteto Fernando Távora, datada da década de setenta do século XX.

O conjunto é composto por casa nobre com capela adossada, envolvida por patamares ajardinados e bosque de carvalhos, e articulada com anexos e estruturas de apoio tradicionais, incluindo adega, lagar, alpendre e eira, para além da zona de mata, moinhos de água e campos de cultivo, onde hoje se destaca, sobretudo, a vinha em socalcos.

A quinta da Covilhã conserva-se na posse da família Távora deste a sua fundação, permanecendo, do mesmo modo, como quinta de produção agrícola até à atualidade.

“As transformações que o edifício principal sofreu, guiadas por uma sensível procura da autenticidade e integridade do edificado, em equilíbrio com a paisagem envolvente, não lhe retiraram o caráter de solar rural e casa de família nem desvirtuaram a sua feição vernacular. Pelo contrário, a intervenção de Fernando Távora tem sido considerada modelar, constituindo caso de estudo e investigação”, sublinha a publicação.

Acrescenta que “à exemplaridade desta intervenção, e ao valor intrínseco do imóvel e da sua história, vem somar-se a condição que este assume enquanto lugar de memória e testemunho perene do destacado arquiteto da ‘Escola do Porto’, evidenciando uma relação de grande cumplicidade e investimento material e afetivo, patente também na constituição do espólio, de grande valor artístico, que se conserva na casa da Quinta da Covilhã”.

A portaria de classificação data de 08 de outubro e é assinada pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira.

Continuar a ler

Ave

Três funcionárias infetadas em escola de Famalicão colocam 90 alunos em casa

Covid-19

em

Foto: MCTU Construtora

Cerca de 90 alunos do Centro Escolar de Antas, em Famalicão, estão desde hoje em isolamento profilático em casa, depois de três funcionários terem testado positivo ao novo coronavírus, disse o diretor do agrupamento.

Em declarações à Lusa, Carlos Teixeira disse que os alunos vão ter ensino à distância, estando o regresso à escola previsto para o dia 26.

“São alunos de duas turmas do 1.º ano e duas do 2.º”, acrescentou.

Ainda segundo o responsável, todos os alunos estão “assintomáticos”.

Outras duas funcionárias que trabalhavam no mesmo piso ficaram também em casa, a cumprir isolamento profilático.

As restantes duas turmas continuam com aulas presenciais.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.198 pessoas dos 101.860 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continuar a ler

Guimarães

Pandemia encerra cemitérios de Guimarães no Dia de Todos os Santos

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

Os cemitérios de Guimarães vão estar encerrados nos dias 31 de outubro e no feriado de 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, devido à evolução da pandemia de covid-19 naquele concelho, anunciou a autarquia.

A medida foi aprovada por unanimidade em reunião extraordinária da Comissão Municipal da Proteção Civil, com a presença dos Presidentes das Juntas de Freguesia.

Covid-19 em Guimarães fora de controlo e hospital “no limite”

A reunião contou com a participação da Delegada de Saúde Pública, Hospital de Guimarães, Diretor Executivo do ACES do Alto Ave, Presidentes de Juntas de Freguesia, Bombeiros de Guimarães e Bombeiros das Taipas, PSP e GNR, que manifestaram total concordância com a proposta apresentada por Domingos Bragança.

Continuar a ler

Populares