Seguir o O MINHO

Braga

Apanhados a beber dentro de café em Braga foram esconder-se na casa de banho

Estado de emergência

em

Foto: O MINHO

Cinco pessoas foram identificadas esta terça-feira por estarem a consumir bebidas alcoólicas dentro de um café na cidade de Braga, assim como o proprietário por ter o estabelecimento aberto, apurou O MINHO após alerta de vários cidadãos.

Ao que foi possível apurar, a Polícia Municipal, com cinco agentes, e após denúncia telefónica, deslocou-se ao local e constatou que o café em causa, situado nas galerias comerciais que dão acesso às ruas Cardoso Avelino e do Caires, em Maximinos, Braga, estava a funcionar com a porta fechada.

Os agentes constataram que se encontrava gente dentro do estabelecimento e assim comprovaram após os proprietários abrirem a porta. No entanto, os clientes não estavam ‘à vista’, o que levou a que os agentes procurassem dentro da casa de banho, onde se encontravam os cinco clientes, todos sem máscara.

O MINHO contactou o coordenador da Polícia Municipal, Nuno Ribeiro, que confirmou a situação. “Sim, procedemos à identificação dos proprietários do estabelecimento, que ficou encerrado, assim como dos indivíduos, a quem foi ainda dada ordem para recolher ao domicílio sob pena de cometerem outro crime de desobediência”, disse.

O estabelecimento foi ainda alertado das infrações e os autos vão ser levantados à posteriori com o caso a ser entregue à PSP de Braga.

Ndr: O MINHO noticiou inicialmente que o café em causa se encontrava dentro do centro comercial Cruz de Pedra, que fica junto às galerias em causa, pelo que lamentamos qualquer inconveniente causado aos estabelecimentos que funcionam dentro daquele ‘shopping’.

Cafés suspensos

Recorde-se que as novas regras impostas pelo Governo de reforço do confinamento no âmbito do estado de emergência para conter a propagação da covid-19 decretam a suspensão de trabalho de todos os estabelecimentos de restauração que não sirvam refeições ao postigo ou em regime de take-away e entrega ao domicílio.

As atividades de comércio a retalho e de prestação de serviços que podem continuar em funcionamento encerram às 20:00 durante os dias de semana e às 13:00 aos sábados, domingos e feriados.

Já estão em vigor novas regras do confinamento

Aos estabelecimentos de bens essenciais, como mercearias e supermercados, é permitido manterem-se abertos até às 17:00 aos fins de semana e feriados.

Entre as novas medidas estão a proibição das vendas ao postigo nas lojas do ramo não alimentar e de bebidas, incluindo café, nos estabelecimentos do ramo alimentar e os espaços de alimentação nos estabelecimentos comerciais vão estar encerrados, mesmo em regime de ‘take-away’.

Também encerram as universidades seniores, os centros de dia e de convívio e será proibido permanecer em espaços públicos, como jardins.

As forças de segurança vão ter mais visibilidade na via pública e reforçar a sua ação fiscalizadora.

Concelho de Braga tem 1.828 casos ativos e 2.476 em isolamento

O concelho de Braga registou 613 novos casos de covid-19 entre sexta e segunda-feira. Desde o início da pandemia soma 14.781 infeções.

Casos ativos são atualmente 1.828, mais 108 dos registados na sexta-feira.

Estes números foram apurados por O MINHO junto de fonte local da saúde e atualizados às 17:30 de segunda-feira.

O número de óbitos subiu para os 172, havendo registo de mais três desde sexta-feira.

Há ainda um total de 12.781 recuperados, mais 502 nos últimos três dias.

Há 2.476 pessoas em vigilância ativa.

Notícia atualizada às 15h57 (27 de janeiro) com retificação da morada do café em causa.

Populares