António Victorino d’Almeida, Capicua e Samuel Úria no Theatro Gil Vicente em Barcelos

Em abril e maio

O maestro António Victorino d’Almeida, e os músicos Capicua e Samuel Úria são os principais destaques da programação do Theatro Gil Vicente, em Barcelos, para os próximos meses de abril e maio.

A programação de abril da sala de espetáculos barcelense arranca com a peça “O Pequeno Livro dos Medos” – teatro para os mais novos – pela companhia Minutos Redondos, no dia 02, às 16:00. No dia 16, às 16:00, será apresentada a peça “O Tesouro”, com encenação da Urze Teatro, enquanto no dia 30, há lugar para duas sessões (10:00 e 11:30), de teatro para bebés (dos três meses aos três anos), da peça “Som a Som. Pim a Plim na Floresta (ou jardim)”, pela Catrapum Catrapeia. Ainda no teatro, a 15 de abril, pelas 21:30, e apresentada a peça: “A Mesa” pela CTB – Companhia de Teatro de Braga; e no dia 22, sobre a palco “Soundcheck” pelo Teatro da Didascália. Já no dia 27, pelas 21:30, o Colégio La Salle apresenta a peça “Caminhamos Juntos”. Ainda no capítulo de Teatro, a programação de abril reserva os dias 18 e 19 e 27, para o Serviço Educativo, com sessões das peças, “O meu avô, o meu pai e eu, uma história da Revolução”, pela Companhia de Teatro de Santo Tirso, nos dias 18 e 19, às 10:30 e 14:30; e a oficina “Histórias com Sombras” pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, no dia 27, com duas sessões: 10:30 e 14:30.

Cinema, música e dança

Em abril, no TGV, há lugar para a dança – nos dias 7 e 8, às 21:30, estreia de “LOWcura” de Sofia Sarmento.

Entretanto chega a sétima arte chega pelo Cineclube Zoom, que dedica o mês de abril a “Trabalhos de Casa”, no dia 11, e ao filme “Onde Fica a Casa do Meu Amigo?”, no dia 18, inseridos no Ciclo Abbas Kiarostami. As sessões têm início às 21:30, e os bilhetes têm um custo de 3,5 euros.

E do cinema para a música, espetáculo do maestro António Victorino d’ Almeida no dia 23 (domingo), pelas 16:00, no âmbito das Comemorações do 25 de Abril.

Fora de Portas

Na programação “Fora de Portas”, Mário Bruno apresenta no Salão Nobre dos Paços do Concelho “Noites de Fado”, no dia 01 de abril, às 21:30, enquanto no âmbito do ciclo de concertos ‘triciclo’, a Biblioteca Municipal de Barcelos recebe “Kurtis Klaus Ensemble”, às 22:00, do dia 15 de abril. No dia 21 de abril, é a vez da banda “Lavoisier” tocar no auditório dos Paços do Concelho. Os bilhetes para os espetáculos do ‘triciclo’ só podem ser adquiridos a partir de 27 de março.

Maio – o mês do ciclo cantAutores, com Capicua, Samuel Úria, e Cálculo

Musicalmente, o mês de maio é dedicado aos cantAutores. Assim, nos dias 18, 19 e 20 de maio, o Theatro recebe cantores letristas, como o barcelenses Hugo Martins ‘Cálculo’, no dia 18; no dia 19, Canções do Pós-Guerra de Samuel Úria e, no dia 20, MadrePérola-versão reduz com a rapper, letrista, cronista e ativista Capicua.

No entanto, a programação de maio inicia no dia 04, com o baterista e produtor Fred, um espetáculo inserido no “Ciclo Jazz ao Largo”. A música continua, no âmbito do ciclo de concertos do ‘triciclo’, nos dias 17 e 26 de maio: no dia 17, os Kosmo Sound transformam a blackbox do Theatro Gil Vicente numa pista de dança elétrica; e no dia 26, no Serviço Educativo, a dupla formada pelo barcelense Rafael Durão e pelo brasileiro Theo de Blasis apresentam um espetáculo original em colaboração com músicos do distrito de Braga.

Noutro registo, o stand up está de regresso ao palco do TGV – desta feita, João Pedro Pereira & Carlos Contente animam o dia 24, às 21h30, espetáculo inserido no ciclo das “4.ªs loucas”.

No âmbito do Ciclo de Cinema na Galiza, o Cineclube Zoom leva ao teatro dois filmes: “O que Arde” de Oliver Laxe, no dia 09, e “As Bestas”, de Rodrigo Sorogoyen, no dia 23.

Para o Teatro, fica a maior fatia da programação do mês maio: os mais novos podem assistir, dia 07, à peça “Alice – O Musical”, pela ADN de Palco – Associação Cultural e Teatral, no dia 21, à peça “Ursos” pela Rois de Lune; e no dia 28 ver “A Canção da Floresta” pela CTB – Companhia de Teatro de Braga, sempre com sessões às 16:00.

No mesmo dia 28, mas de manhã, (10:00 e 11:30) há lugar para duas sessões de teatro para bebés (dos três meses aos três anos), com apresentação no café-concerto de “A Viagem do Principezinho” pela ETCetera Associação Artística.

O Theatro Gil Vicente recebe a MIT – Mostra Internacional de Teatro 2023, com as peças: “A Casa Rosmer” de Henrik Ibsen – uma Coprodução AKRÒAMA da CTB – Companhia de Teatro de Braga, no dia 05 de maio, e, no dia 06, a peça “Women’s Shelter” de The Baken Kydykeeva Theatre of Young Spectators.

A dança sobe a palco, no dia 13 de maio, às 21:30, com o espetáculo “5,6,7,8 and One” pela Nova Companhia.

No que respeita ao Serviço Educativo, sessões para as escolas, a programação de maio inclui a peça de teatro “Auto do Cubo”, pela Companhia Teatro Educa, no dia 10 de maio, às 10:30 e 14:30, e, no dia 31 de maio, o Plano Nacional de Cinema, pela AEAF- Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail ([email protected]) ou telefone (253 809 694).

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x