Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Ave

António José Seguro participou em conferência em Guimarães

em

 

António José Seguro, antigo secretário-geral do Partido Socialista (PS), participou esta sexta-feira à noite na conferência subordinada ao tema “Transparência e Reforma Eleitoral”, organizada no âmbito das comemorações dos 40 anos do Gabinete de Imprensa – Associação de Profissionais e Colaboradores da Comunicação, com sede em Guimarães.

O antigo secretário-geral do PS António José Seguro defendeu a reforma do sistema eleitoral para que os portugueses tenham a possibilidade de escolher o seu deputado preferido, em vez votarem apenas num partido.

Em Guimarães, Seguro afirmou que a democracia ganharia com aquela alteração, já que ela daria “mais poderes” aos eleitores.

“Há candidatos que são da preferência de um determinado eleitor mas que estão em 10.º, 11.º ou 12.º lugar da lista e que, porventura, não têm condições para ser eleitos”, referiu.

Para Seguro, o ideal seria cada partido elaborar a sua lista de candidatos, podendo depois cada eleitor escolher o “seu” deputado, independentemente do lugar que ele ocupa nessa mesma lista.

No fundo, cada eleitor votaria não só no partido mas também no seu candidato preferido.

Desta forma, disse Seguro, “os deputados eleitos teriam de ter maior relação com os eleitores” e de lhes “prestar contas”, criando a proximidade e a confiança necessárias para conseguirem garantir a sua reeleição nas eleições seguintes.

“Hoje, um deputado está mais dependente da simpatia da sua direcção partidária para ser reeleito”, adiantou.

António José Seguro aproveitou também o evento para se congratular com a escolha de António Guterres para secretário-geral da ONU, sublinhando que é um homem que “leva quase tudo pela frente” quando se dedica a causas.

“Conheço bem, porque trabalhei com ele durante muitos anos, as suas qualidades humanas e sei que, quando se dedica a causas, leva quase tudo pela frente”, referiu Seguro.

A conferência decorreu no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Guimarães. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares