António Costa inaugurou fábrica que criou 45 empregos em Guimarães

Foto: Twitter

O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou, esta sexta-feira, em Moreira de Cónegos, concelho de Guimarães, a nova unidade de produção da empresa têxtil JF Almeida, a qual criou 45 novos postos de trabalho.

“É com muito gosto que assinalo a expansão da JF Almeida, que hoje inaugura a sua nova unidade. Esta empresa participa em duas Agendas Mobilizadoras do PRR do setor têxtil e representa bem a transformação que está a ocorrer no setor têxtil nacional”, escreveu António Costa no X (antigo Twitter).

O primeiro-ministro salienta que “as empresas tradicionais e de raiz familiar, através de parcerias com centros tecnológicos de ponta, estão a criar materiais têxteis inovadores e amigos do ambiente. É um momento inspirador e um sinal de confiança para um setor industrial dos mais relevantes na nossa Economia”.

E conclui: “O setor têxtil representa 22% das empresas da indústria transformadora, assenta num grande investimento em inovação e tem demonstrado uma enorme capacidade de adaptação aos novos desafios tecnológicos”.

Começou a laborar em maio

Como O MINHO noticiou, esta nova fábrica, a quinta do grupo, é dedicada aos acabamentos e já começou a laborar em maio deste ano, depois da aquisição de várias máquinas especializadas, como foi o caso da Râmula Bruckner de 10 campos, um investimento de quase um milhão de euros que se traduz em “produções medias de 80 metros por minuto”.

Na altura, em declarações ao jornal Dinheiro Vivo, a empresa indiciou que, devido a este investimento agora inaugurado, reforçou os seus quadros com mais 45 pessoas, elevando para 835 o número total de trabalhadores.

Com o objetivo de se tornar uma das tinturarias mais influentes da Europa, a empresa partilhou no Linkedin a capacidade de produção da JF Almeida: “A tinturaria de peça, com uma capacidade produtiva superior a mil toneladas por mês é constituída por 23 jets, máquinas de alta pressão e com reduzida relação de banho. A tinturaria de fio, com produção mensal superior a 330 toneladas, é constituída por 32 máquinas de última geração com relação de banho muito baixa e de alta pressão”.

A JF Almeida teve em 2022 um volume de negócios de 59 milhões de euros.

Exporta aproximadamente 80% do que produz para mais de 35 países, com especial destaque para França, Espanha e Itália, estando também a apostar crescentemente no Canadá e nos Estados Unidos da América.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x