Arquivo

António Costa em Braga para homenagem a Salgado Zenha

No dia 02 de maio
António costa em braga para homenagem a salgado zenha
Foto: DR / Arquivo

O primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, devem participar em Braga, em 02 de maio, a convite da Universidade do Minho, na comemoração do centenário do nascimento de Francisco Salgado Zenha, iniciativa que se assume também como uma homenagem a todos os democratas que estiveram na oposição ao Estado Novo no distrito de Braga.

A homenagem ao jurista bracarense (1923-1993), advogado, antifascista e fundador do PS, integra o projeto ‘48 anos a não esquecer. 50 anos para celebrar’, com que a Comissão Promotora da Homenagem aos Democratas de Braga assinala o 25 de Abril, e que engloba ainda duas exposições, uma conferência e o descerramento de uma placa alusiva (executada pelo Município), organizadas pela Universidade do Minho (UMinho), através da Escola de Direito.

De acordo com o programa, as duas exposições, no campus de Gualtar, são realizadas a partir do espólio de Salgado Zenha de 20 mil documentos, doados à UMinho, sendo que uma, a da Biblioteca Geral, destaca os seus livros e a da Escola de Direito dá realce ao seu arquivo.

Já a conferência, intitulada ‘Os testemunhos necessários’ e que decorre no auditório da Biblioteca que tem o seu nome na Escola de Direito, conta com a presença de João Soares (PS), Proença de Carvalho (advogado, ex-ministro), José Henrique Salgado Zenha (sobrinho do homenageado) e Maria Lúcia Amaral (Provedora da Justiça).

A iniciativa, que se enquadra também na celebração dos 50 anos da universidade minhota, contempla, ainda, o descerramento de uma placa alusiva no Largo da Senhora-a-Branca, iniciativa da Câmara Municipal e, à noite, uma sessão especial na Assembleia Municipal, com intervenções de um deputado do PS, do sobrinho do homenageado e do escritor José Manuel Mendes.

Paulo Sousa, da Comissão, adiantou que o envolvimento da Universidade do Minho, Câmara Municipal de Braga e Assembleia Municipal nesta homenagem, em conjunto com a Comissão, “é a demonstração do consenso gerado em torno da figura de Salgado Zenha, como aliás já aconteceu com a homenagem prestada a Vítor Sá e está a acontecer, em Guimarães, com a figura de Santos Simões, cujo aniversário do centenário de nascimento corre a 12 de Agosto”.

O responsável da Comissão anunciou a assinatura “em breve” de protocolos para que “as comemorações deste ano e as de 2024 possam dar resposta ao desafio lançado a 2 de Maio de 2022, no Museu Nogueira da Silva: “48 anos a não esquecer.50 para celebrar”.

Comemoração arranca hoje

A comemoração do 25 de Abril não se esgota na recordação de um dos nomes maiores da oposição ao Estado Novo, e ministro da Justiça e das Finanças no pós-25 de Abril: “a Comissão Promotora da Homenagem aos Democratas de Braga, inaugura hoje, quinta-feira, às 18h00, na Livraria Centésima Página 18h00, a exposição das duas coleções de livros editados pelo jornal Público inseridos na ‘Biblioteca da censura’, referentes aos 48 anos de censura em Portugal.

A conferência internacional ‘A Resistência Comparada”, no âmbito do ciclo de conferências ‘Diálogos com a Democracia’, a realizar no dia 24, também pelas 18h00, no salão Nobre da Associação Empresarial de Braga (outra das entidades integrantes da Comissão) é mais uma iniciativ

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Técnico do marítimo acredita que visita a famalicão “é o jogo” da reviravolta

Técnico do Marítimo acredita que visita a Famalicão “é o jogo” da reviravolta

Próximo Artigo
Celestino faz 104 anos e ainda percorre a pé a vila de arco de baúlhe. "enquanto deus quiser, cá andarei"

Celestino faz 104 anos e ainda percorre a pé a vila de Arco de Baúlhe. "Enquanto Deus quiser, cá andarei"

Artigos Relacionados