Seguir o O MINHO

Região

António Costa aproveitou a Semana Santa para visitar Guimarães e Braga

em

Costa com membros do grupo Fórum Bracarense. Foto: DR

António Costa, primeiro-ministro de Portugal, resolveu visitar Braga e Guimarães durante a Semana Santa.


O socialista está hospedado em Braga e esteve em Guimarães na sexta-feira. Costa esteve na Colina Sagrada onde visitou o Castelo de Guimarães, a Capela de S. Miguel e o Paço dos Duques de Bragança, já depois de ter estado na Plataforma das Artes.

Este sábado, António Costa andou pelo centro histórico de Braga. O primeiro-ministro esteve sempre com a esposa e sem seguranças.

Anúncio

Região

Raro ciclone desloca-se para Norte e pode afetar o Minho

Estado do tempo

em

Foto: O MINHO

O ciclone Alpha que está, pelas 19:30, a atingir terra na região de Leiria, vai subir para a região Norte mas deve passar ao lado dos distritos de Braga e Viana do Castelo, disse a O MINHO fonte do IPMA.

De acordo com Ricardo Tavares, meteorologista, este fenómeno raro em Portugal está a entrar em terra na região de Leiria, devendo, nas próxima horas, subir até ao eixo de Porto/Vila Real, mas sem passagem direta por terras minhotas.

“A tendência é que o ciclone perca atividade depois de entrar em terra, devendo depois subir até à zona do Porto e Vila Real. Pode afetar a região do Minho, mas pensámos que não será nada de muito grave, devido à perca de atividade que irá sofrer”, disse o especialista.

Foto: National Hurricane Center 

Para Braga e Viana do Castelo são esperados períodos fortes de precipitação e algum vento, mas “nada de muito grave”.

Ricardo Tavares confirma que esta situação “exige alguma cautela”, nomeadamente através da verificação de avisos meteorológicos para a zona minhota.

“Se houver alteração das nossas previsões para a zona do Minho, vamos emitir um aviso”, assegurou.

O meteorologista confirmou que a passagem deste ciclone é “algo muito raro na nossa costa”.

O IPMA informou hoje que “a depressão centrada junto à costa do distrito de Leiria, ganhou características subtropicais durante a tarde, revelando uma estrutura organizada nas imagens de satélite”.

O National Hurricane Center, dos Estados Unidos, contactou o IPMA para “ser feita uma avaliação conjunta da situação”. O ciclone foi nomeado como Alpha.

De acordo com as projeções, “após a entrada em terra, este deverá perder rapidamente intensidade”.

“Com a aproximação da depressão à costa foi possível monitorizar o ciclone com o auxílio do sistema de radar, sendo possível identificar ventos de intensidade muito elevada em altitude, mas relativamente próximo da superfície”.

“Foi decidido elevar o nível de aviso para laranja os avisos de vento, precipitação e trovoada nos distritos diretamente afetados, Leiria e Coimbra”, até às 23:59.

O IPMA aconselha ainda a que os portugueses acompanhem as previsões e avisos através da página oficial do IPMA [ver aqui].

Continuar a ler

Viana do Castelo

Bispo de Viana morre em acidente na A2

Óbito

em

Foto: DR / Arquivo

O bispo de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, de 74 anos, morreu hoje na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada 2 (A2) perto de Almodôvar, no distrito de Beja, disse à Lusa fonte da diocese.

A mesma fonte lamentou à morte inesperada de bispo e adiantou que em breve vai ser emitida uma nota à imprensa.

Anacleto Oliveira celebrou, em agosto, 50 anos de ordenação e 10 anos como bispo de Viana do Castelo.

Padre há 50 anos e bispo de Viana há dez: D. Anacleto Oliveira, o “escravo de todos”

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja disse à Lusa que o alerta para o acidente foi dado às 11:29.

Fonte da GNR indicou que o óbito foi declarado no local, tendo o corpo sido encaminhado para o serviço de Medicina Legal do hospital de Beja, e que o homem era o único ocupante do veículo ligeiro de passageiros.

Segundo a mesma fonte, o acidente ocorreu ao quilómetro 200 da A2, no sentido sul-norte, entre São Bartolomeu de Messines e Almodôvar.

Foram mobilizados, de acordo com o CDOS, bombeiros e veículos das corporações de Almodôvar e São Bartolomeu de Messines, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Albufeira e elementos da Brisa, além da GNR, num total de 16 elementos, apoiados por seis viaturas.

O acidente já havia sido referido à Lusa pela GNR, mas sem aludir ao facto de a vítima mortal ser o clérigo.

Continuar a ler

Braga

Hospital de Braga com 16 internados com covid, dois em estado grave

Covid-19

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

16 pessoas estão internadas no Hospital de Braga por causa de complicações devido à covid-19, disse a O MINHO fonte da unidade hospitalar.

Dois desses doentes apresentam sintomas mais graves, pelo que estão internados na Unidade de Cuidados Intensivos, disse a mesma fonte.

De forma a encarar uma segunda vaga da doença, a administração daquele hospital tomou medidas com reforço “significativo de meios e de pessoal”.

Segundo a administração, o Hospital de Braga reforçou equipa médica com nove clínicos, tem 175 camas para doentes com covid-19, passou a capacidade de 40 para 45 internamentos em cuidados intensivos, criou mais circuitos para doentes com o novo coronavírus e aumentou a capacidade para realizar testes de despistagem.

O concelho de Braga registou oito novas infeções pelo novo coronavírus desde a passada terça-feira.

Estes dados, apurados por O MINHO junto de fonte local da saúde, foram atualizados às 18:00 de quinta-feira.

Durante o mesmo período, não houveram casos de recuperações do SARS CoV-2, totalizando o concelho 1.393 casos recuperados desde o início da pandemia.

Em termos acumulados, são já 1.678 casos de pessoas infetadas com a doença.

Lamentam-se ainda 74 óbitos, número que permanece igual desde o passado dia 16 de junho.

Existem, atualmente, 211 casos ativos de covid-19 em todo o concelho de Braga.

Há ainda 433 pessoas em isolamento sob vigilância da autoridade de saúde, mais 79 do que há dois dias.

Continuar a ler

Populares