Arquivo

António Costa aponta habitação acessível como um dos desafios europeus “mais urgentes”

Preocupação transversal em todas as sociedades europeias
António costa aponta habitação acessível como um dos desafios europeus “mais urgentes”
Foto: Lusa

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou hoje que a habitação acessível é um dos desafios “mais urgentes” nos Estados-membros e uma preocupação transversal em todas as sociedades europeias.

“A habitação acessível tornou-se um dos desafios mais urgentes nos Estados-membros e que é absolutamente essencial para garantirmos a coesão social e a sustentabilidade das democracias na Europa”, disse António Costa no Fórum Social Porto 2025.

Costa considerou que nada mais alimenta o populismo que a sensação de abandono e a falta de perspetiva de futuro que as novas gerações encontram, desde logo, quando procuram a primeira habitação para construírem as suas vidas.

Em sua opinião, a habitação é hoje uma preocupação transversal em todas as sociedades europeias e não há governo europeu que não tenha a habitação na primeira linha das suas preocupações.

“O governo português é, aliás, um bom exemplo”, assinalou António Costa que tinha, a seu lado, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro.

Devido a esta preocupação, António Costa revelou que na próxima reunião formal do Conselho Europeu, que decorrerá em outubro, haverá um debate dedicado à habitação acessível.

A Comissão Europeia já tem um comissário com a responsabilidade da habitação, lembrou.

O Fórum Social do Porto 2025, que começou na quinta-feira e termina hoje, tem como tema central “Empregos de Qualidade numa Europa Social Competitiva” e é organizado pelo Governo português com o apoio da Comissão Europeia.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Taxa de juro no crédito à habitação recua para 3,307% em agosto

Taxa de juro no crédito à habitação recua para 3,307% em agosto

Próximo Artigo
Ministra diz que emprego de qualidade não tem de ser necessariamente qualificado

Ministra diz que emprego de qualidade não tem de ser necessariamente qualificado

Artigos Relacionados