António Braga quer construir novo parque empresarial junto à estação do TGV

Autárquicas 2025
António braga quer construir novo parque empresarial junto à estação do tgv
Foto: DR

O candidato do PS à Câmara de Braga, António Braga, quer construir um novo parque empresarial de “primeira geração” junto da futura gare do TGV, ligada a um centro de mercadorias e a uma nova Central de Camionagem.

O objetivo é dar resposta “às necessidades das empresas, à luz das novas ferramentas disponíveis”, aponta António Braga, prometendo um “novo modelo de relacionamento com as empresas, colocando o município como parceiro e facilitador para a melhor competitividade”.

“Em quase doze anos de governação da maioria do atual vereador candidato, com dois mil milhões de euros de orçamentos gastos, não se vê nenhuma obra estratégica para Braga que pudesse corresponder, pelo menos, às necessidades do tecido empresarial no concelho. O espano maior é que vai acabar o mandato com cerca 150 milhões de euros de dívida, num orçamento de 240 milhões de euros”, critica António Braga, citado no comunicado.

As declarações foram proferidas numa visita à fábrica de alumínios Navarra, onde a comitiva socialista foi recebida pelos seus dirigentes, Arminda Carmo Cunha e Pedro Cunha. No encontro a candidatura socialista teve oportunidade para conhecer os momentos importantes da vida da Navarra Alumínios, criada por Avelino Gonçalves do Carmo e bem assim os seus projetos mais emblemáticos para o futuro.

A Navarra é uma das maiores empresas do concelho, com uma área produtiva de 35 mil metros quadrados, 800 trabalhadores e um volume de negócios superior a 150 milhões de euros. O que, assinala o PS, “representa o melhor que se faz na indústria bracarense”.

Segundo o comunicado, as aspirações de crescimento da empresa esbarram nas “dificuldades da escassez de terrenos disponíveis para a expansão da sua atividade nos mercados nacional e internacional”.

Os socialistas salientam que “esta dificuldade não é exclusiva desta grande e muito qualificada empresa, porquanto o mesmo sucede nos parques industriais do concelho que se encontram a abarrotar e obsoletos para os dias de hoje”.

E “por falar em terrenos” o PS questiona o PDM, cuja discussão pública já terminou: “Vai o vereador-candidato alguma vez enviar esse documento, no seu dizer, o tão precioso programa eleitoral, para aprovação dos órgãos? Ou vai para o rol de promessas e obras adiadas deste executivo, que tem sifo a sua maior especialidade? Fica a questão”.

António Braga sublinha a importância das acessibilidades para favorecer o escoamento de produtos. O candidato socialista dá como “exemplo flagrante” o caso do nó de Infias onde serão “enterrados mais de uma dezena de milhões de euros sem que isso traga alguma melhoria para a circulação automóvel, bem ao contrário, irá contribuir para que as entorpecedoras filas de automóveis naquele local se desloquem mais para o interior da cidade, aumentando o caos no trânsito citadino”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cdu diz que parque eco-monumental nas sete fontes é "imprescindível" para braga

CDU diz que parque eco-monumental nas Sete Fontes é "imprescindível" para Braga

Próximo Artigo
Contentores do mercado de caminha ganham nova vida

Contentores do mercado de Caminha ganham nova vida

Artigos Relacionados