Antigo vice-reitor da UMinho condecorado pelo Presidente da República

Homenagem póstuma
Vítor Aguiar e Silva. Foto: DR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribui, esta quinta-feira, a Ordem de Camões ao professor Vítor Aguiar e Silva, antigo vice-reitor da UMinho, pelos seus contributos para a língua portuguesa e a sua projeção no mundo.

A condecoração é a título póstumo e, em seu nome, vai receber as insígnias a vice-reitora para a Cultura e Território da Universidade do Minho, Joana Aguiar e Silva. A cerimónia realiza-se pelas 17:00, no Palácio de Belém, em Lisboa, por ocasião das comemorações dos 500 anos do escritor Luís de Camões.

Vítor Aguiar e Silva (1939-2022) é um nome maior da academia portuguesa e dos estudos literários e camonianos.

Formou-se e ensinou na Universidade de Coimbra e, em 1989, transitou para a UMinho, onde foi vice-reitor, fundador do Centro de Estudos Humanísticos e professor catedrático e emérito da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, cuja biblioteca tem também o seu nome. Foi igualmente docente visitante em várias universidades estrangeiras.

Por outro lado, coordenou a proposta de criação do Instituto Camões e a Comissão Nacional de Língua Portuguesa, sendo ainda membro do Conselho Nacional de Cultura e da Academia das Ciências de Lisboa. Recebeu os prémios Vergílio Ferreira, Vida Literária, D. Dinis, APE, Eduardo Prado Coelho, Jorge de Sena e Camões, além da Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública, o doutoramento honoris causa pelas universidades de Lisboa e dos Açores e a insígnia de ouro da Universidade de Santiago de Compostela.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

"Braga Florida" enche de cor as ruas do centro histórico

Próximo Artigo

Marinha está a recrutar para várias funções (com entrada direta para os quadros)

Artigos Relacionados
x