Arquivo

Antigo quartel da GNR de Esposende transformado em Arquivo Municipal

Investimento de 500 mil euros
Antigo quartel da gnr de esposende transformado em arquivo municipal

O antigo quartel da GNR de Esposende vai ser remodelado e transformado em Arquivo Municipal, num investimento de cerca de 500 mil euros, foi hoje anunciado.

Segundo o anúncio do concurso público para a obra, hoje publicado em Diário da República, o prazo de execução será de 300 dias.

“No verão de 2011, teremos o novo arquivo pronto”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira.

O edifício do antigo quartel da GNR é propriedade da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, com quem o município celebrou um contrato de comodato para avançar com a candidatura da obra a fundos comunitários.

No entanto, e segundo Benjamim Pereira, está a ser preparada uma permuta, ficando a Câmara com a propriedade do antigo quartel e a União de Freguesias com a propriedade da sua sede, que pertence ao município.

Atualmente, o Arquivo Municipal de Esposende está instalado na cave dos Paços do Concelho, havendo ainda documentos espalhados por edifícios arrendados.

“A falta de espaço é manifesta”, referiu o presidente da Câmara.

Segundo Benjamim Pereira, no edifício do antigo do quartel será dada prioridade ao arquivo histórico do concelho, proporcionando boas condições de consulta.

A recuperação do edifício, situado no centro da cidade e devoluto há cerca de uma década, cumpre ainda o propósito de reabilitação urbana.

A intervenção decorrerá no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) e o investimento será comparticipado em 85% por fundos comunitários.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Be critica adiamento de 11 meses de consulta de psiquiatria no hospital de braga

BE critica adiamento de 11 meses de consulta de psiquiatria no Hospital de Braga

Próximo Artigo
Bruxelas propõe fundo de recuperação de 750 mil milhões

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões

Artigos Relacionados