Antigo apeadeiro em Trás-os-Montes transformado em albergue de peregrinos

Na desativada Linha do Corgo
Foto: CM Vila Pouca de Aguiar

Vila Pouca de Aguiar celebrou hoje o Dia Nacional do Peregrino com a inauguração de um albergue, em Sabroso, com capacidade para 15 pessoas e que resultou da recuperação de edifícios da antiga linha de comboio.

A câmara de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, disse, em comunicado, que o novo albergue de Sabroso de Aguiar foi criado a partir da recuperação de vários pequenos edifícios do antigo apeadeiro da encerrada Linha do Corgo.

Com capacidade para até 15 peregrinos, dispõe de áreas para o estacionamento e manutenção de bicicletas.

“A nível nacional, há a necessidade de reforçar esta rede de albergues, criando respostas direcionadas não apenas para o peregrino que chega a pé, mas também de bicicleta ou a cavalo”, defendeu Ana Rita Dias, presidente do município e da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

O concelho transmontano é atravessado pelo Caminho Português de Santiago Interior, uma rota de peregrinação de origem medieval que atravessa ainda Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e Chaves.

Atravessa a fronteira luso-galega por Verín e prossegue até Ourense e Santiago de Compostela, pela Via da Prata ou Caminho Mozárabe.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x