Arquivo

Antiga escola primária em Viana ‘vira’ creche com apoio da ‘bazuca’

Antiga escola primária em viana 'vira' creche com apoio da 'bazuca'
Foto: CM Viana

A antiga escola primária da freguesia de Deocriste, em Viana do Castelo, vai ser transformada em creche, num investimento de 894.300 euros, financiado em 162.540 euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que ficou popularizado como ‘bazuca financeira’, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia de Viana do Castelo adiantou que a criação da nova resposta, com capacidade para acolher 42 crianças, vai ser realizada ao abrigo do programa de requalificação e alargamento da rede de equipamentos sociais do PRR.

Para ao presidente da Câmara, Luís Nobre, citado na nota, a empreitada representa “um projeto-piloto inovador que visa contribuir para a coesão territorial e social, numa ação direta de apoio social às famílias vianenses”.

Segundo a autarquia, o financiamento do PRR foi assegurado hoje, numa sessão realizada, em Coimbra, que contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Em janeiro, a autarquia de Viana do Castelo “celebrou protocolos com o Centro Paroquial e Social de Lanheses e a Associação Juvenil de Deão que permitiram alavancar a criação desta creche”.

Através de “um contrato de comodato da escola básica de Deocriste, o município cedeu, gratuitamente, o edifício ao Centro Paroquial e Social de Lanheses, por um período de 20 anos, podendo ser renovado desde que se mantenha em vigor o acordo”.

A “cedência, para além do edifício, abrange ainda o equipamento de cozinha e copas de leite, o mobiliário e material didático necessários ao funcionamento da creche, instalados no imóvel pelo município”.

Já o protocolo de colaboração com o Centro Paroquial e Social de Lanheses e a Associação Juvenil de Deão é também válido por 20 anos.

O acordo prevê que o município proceda à “requalificação, adaptação, manutenção e apetrechamento do edifício da antiga escola do primeiro ciclo de ensino básico de Deocriste, realizando ainda ações de qualificação dos trabalhadores afetos à creche”.

O Centro Paroquial e Social de Lanheses ficará responsável por “realizar a gestão, organização e funcionamento da creche e de todos os recursos humanos e materiais associados”, garantindo “o normal e integral funcionamento da creche para 42 utentes”.

A Associação Juvenil de Deão irá “enquadrar no horário de funcionamento da creche o tempo necessário para a integração de metodologias de educação não formal no desenvolvimento das atividades por parte da equipa técnica e de toda a comunidade, implementando ainda projetos de voluntariado juvenil nesta resposta social, com voluntários nacionais e europeus, dinamizando igualmente um plano de sustentabilidade a nível ambiental e alimentar”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Bruxelas alerta para pressão no poder de compra em portugal por créditos com juro variável

Bruxelas alerta para pressão no poder de compra em Portugal por créditos com juro variável

Próximo Artigo
Condutora escapa ilesa de colisão com camião em valença

Condutora escapa ilesa de colisão com camião em Valença

Artigos Relacionados