Seguir o O MINHO

Braga

Antiga Escola Francisco Sanches, em Braga, vai ser transformada em Centro Cultural

Investimento de 1,7 milhões

em

Foto: CM Braga / Arquivo

Proposta aprovada por unanimidade. A Câmara de Braga deliberou, esta segunda-feira, investir 1,746 milhões de euros no projeto arquitetónico da primeira fase da obra de requalificação da antiga Escola Francisco Sanches, em São Victor, que será transformada em Centro Cultural. Para receber o Arquivo Municipal e espaços para associações e atividades como dança e música, entre outras.

Quer o vereador do PS, Artur Feio, quer a da CDU, Bárbara Barros, enalteceram a iniciativa, tendo esta última deixado um alerta, o de que, na estrutura, não aconteça algo idêntico ao que sucedeu no edifício da antiga Estação de comboios, que iria acolher associações culturais. “O processo foi moroso”, avisou.

Sobre este tema, quer o presidente Ricardo Rio, quer a vereadora Olga Pereira, explicaram que, no caso da Estação, foi preciso requalificar a estrutura do edifício e lembraram que tem salas muito pequenas, pelo que apenas acolherá os Encontros da Imagem e a sede do Órfeão de Braga.

Rio salientou que o novo Centro Francisco Sanches foi pensado em articulação entre o pelouro da Cultura e a junta freguesia de São Vítor, tendo-se optado pela existência de diferentes tipologias que impulsionem a dinâmica cultural pretendida.

Já a vereadora Olga Pereira sublinhou que a primeira fase inclui o arquivo histórico, – e a criação de salas de consulta, de uma biblioteca e uma zona de tratamento e higienização de documentos, mas também a preparação de todo o edifício para acolher as estruturas culturais, após a conclusão da segunda fase.

Populares