Anticiclone nas Ilhas Britânicas faz disparar temperaturas. Minho vai chegar aos 34 graus

IPMA vai emitir avisos por causa do calor
Foto: CM Vila Verde

A partir desta sexta-feira, as temperaturas vão começar a subir em Portugal continental e no Minho os termómetros deverão chegar aos 34 graus Celsius.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o calor intenso que se fará sentir até segunda-feira deve-se “a um anticiclone localizado nas ilhas Britânicas, estendendo-se em crista até aos Açores, originando uma corrente de leste sobre a Península Ibérica”.

“Os valores da temperatura do ar irão aumentar de forma gradual a partir de hoje, sexta-feira, dia 13, e até ao próximo dia 16 [segunda-feira], e a subida mais significativa será sentida no litoral Norte e Centro”, refere o IPMA em comunicado enviado a O MINHO.

“Assim, esperam-se valores de temperatura máxima acima de 30°C na generalidade do território, com alguns locais da região Sul a atingirem valores acima de 35°C. A temperatura mínima também irá registar uma subida, em especial na região do vale do Tejo e no Alto Alentejo, onde se esperam valores mínimos acima de 20°C (noites
tropicais)”, pode ler-se.

Em Braga, as máximas vão subir gradualmente até chegar aos 33ºC na segunda-feira. Viana do Castelo subirá aos 31ºC também no início da semana, mas em zonas mais interiores do Alto Minho, como Monção, os termómetros deverão bater nos 34ºC.

O IPMA assina que “as temperaturas previstas são claramente acima do usual para o mês de setembro, não sendo de excluir o registo de uma onda de calor em alguns locais, mas não de forma generalizada no território continental”.

Já o vento irá soprar do quadrante leste, com alguma entrada de brisa marítima no litoral oeste durante a tarde, estando prevista uma intensificação do vento nas terras altas a partir do final da tarde de domingo.

O IPMA adianta que vai “emitir aviso de tempo quente para alguns distritos do litoral”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x