As crianças que hoje tiveram um procedimento cirúrgico programado no Bloco Operatório do Hospital de Braga foram surpreendidas por uma “experiência única e mágica”, especialmente preparada para tornar este dia “menos ansioso e mais acolhedor”.
Ao longo da manhã, as 25 crianças e os seus acompanhantes foram recebidos pelas icónicas figuras da animação, Minnie e Mickey, e pela Skye, da popular série “Patrulha Pata”.
Antes da entrada no bloco operatório, as crianças tiveram ainda oportunidade de “assistir à leitura de contos por uma fada, numa atmosfera encantada que procurou aliviar o stress e proporcionar momentos de felicidade e descontração”.
Esta iniciativa, desenvolvida pelos profissionais do Bloco Operatório da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, teve como principal objetivo “humanizar o cuidado prestado, criando um ambiente mais confortável e adaptado às necessidades emocionais das crianças e das suas famílias”.








“A surpresa e a alegria estampadas nos rostos dos mais pequenos refletiram o impacto positivo desta ação, que contribuiu para reduzir a ansiedade muitas vezes associada ao ambiente hospitalar”, referiu a instituição, em comunicado.
O espírito natalício esteve bem presente, com os profissionais do bloco a envergarem adereços e roupas alusivas à época, tornando o trajeto das crianças até à sala de cirurgia num “momento mágico e inesquecível”.
“Sabemos que o momento que antecede uma cirurgia pode ser particularmente desafiante, especialmente para as crianças. Com ações como esta, procuramos não só amenizar a ansiedade dos mais pequenos, mas também criar memórias positivas que vão além da experiência hospitalar. Este é o reflexo do compromisso da nossa equipa em cuidar com dedicação e empatia, transformando o que poderia ser um dia de nervosismo num momento especial e repleto de magia”, afirmou Nuno Ferreira, enfermeiro gestor do Bloco Operatório da ULS Braga.