Aniversário do regresso do Gil Eannes marcado por reabilitação do “Bloco Operatório”

Aniversário do regresso do gil eannes marcado por reabilitação do “bloco operatório”

A Fundação Gil Eannes anunciou esta segunda-feira a inauguração das obras de reabilitação e restauro dos espaços do bloco operatório, no âmbito dos 18 anos do regresso da embarcação à cidade.

A fundação que gere o navio museu instalado na doca comercial de Viana do Castelo há 18 anos adiantou que aquele investimento permite abrir ao público a sala de operações, sala de desinfeção, sala de esterilização, sala de agentes físicos, laboratório de análises, raio x de emergência, ‘hall’ e ainda a reabilitação de uma antiga enfermaria.

O navio Gil Eannes foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia.

Desativada a frota bacalhoeira, “ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos”. Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, e após obras de restauro, devolveu o mesmo à cidade, sob a forma de museu.

Notificacoes o minho

Ative as notificações no canto esquerdo do seu ecrã  e receba alertas de notícias de Última Hora.*

* disponível para Google Chrome

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Uma semana, duas goleadas do benfica em moreira de cónegos

Uma semana, duas goleadas do Benfica em Moreira de Cónegos

Próximo Artigo
Alto minho sem camas para doentes em fase final da vida

Alto Minho sem camas para doentes em fase final da vida

Artigos Relacionados