O defesa André Amaro deixou o Vitória SC, da I Liga portuguesa de futebol, para reforçar o Al-Rayyan, equipa do Qatar treinada pelo português Leonardo Jardim, anunciaram hoje os dois clubes.
Em nota publicada no sítio oficial, os vimaranenses referem que o clube do principal campeonato qatari apresentou “uma proposta para a compra do passe e garantiu o defesa de 20 anos a título definitivo”, sem especificar os valores do negócio, nem a duração do contrato assinado pelo central com o Al-Rayyan.
Natural da Figueira da Foz, André Amaro representou, na formação, a Naval 1.º de Maio e a Académica antes de se mudar para Guimarães na época 2018/19, com 16 anos, e de se estrear pela equipa principal dos minhotos em 21 de dezembro de 2020, na goleada imposta ao Santa Clara, em Ponta Delgada (4-0).
Internacional pela seleção de sub-21 de Portugal em quatro ocasiões e pela seleção de sub-20 em nove, o defesa afirmou-se como titular no Vitória em 2022/23, temporada em que disputou 32 dos 55 jogos oficiais ao serviço da equipa principal dos vitorianos.
Na sequência da transferência, o jogador prometeu continuar a apoiar o Vitória e mostrou-se grato ao clube de Guimarães por o fazer “crescer como homem” e pelos treinadores e colegas com os quais privou.
“A mensagem que quero passar é de agradecimento enorme por me apoiarem sempre quando mais precisava, por me puxarem para cima quando eu estava lá em baixo. Agradeço a todos os treinadores que contribuíram para o meu crescimento e aos meus colegas. Não sei se algum dia vou ter um grupo como este. Vou ter muitas saudades deles. É um grupo fantástico”, disse, num vídeo publicado no sítio oficial do Vitória SC.
Depois de Ibrahima Bamba, defesa transferido para o Al-Duhail, André Amaro é o segundo jogador neste ‘mercado’ de verão a mudar-se do Vitória para o Qatar, país onde será orientado por Leonardo Jardim, treinador luso de 49 anos que se sagrou campeão da Grécia, em 2012/13, pelo Olympiacos, de França, em 2016/17, pelo Mónaco, e da Arábia Saudita, em 2021/22, pelo Al-Hilal.