Arquivo

Andor do Senhor dos Passos, de Barcelos, foi integralmente restaurado

Artesanato
Andor do senhor dos passos, de barcelos, foi integralmente restaurado

O andor do Senhor dos Passos de Barcelos foi integralmente restaurado, estando agora pronto para a exposição “Ouro e Prata na Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz”, que abre amanhã, às 16:00, na Sala Gótica dos Paços do Concelho e que mostrará “um espólio único, pertencente ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, e delicadamente cuidado pela Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz”.

Em comunicado, a Câmara de Barcelos recorda que esta imagem do Senhor dos Passos foi feita em Roma, por Giuseppe Berardi, em 1875, e foi restaurada agora, bem como o andor com “especial atenção para os resguardos”, restaurado pelas Carmelitas do Mosteiro de Bande (Carmelitas do Carmelo do Porto), que conseguiram substituir o pano de fundo colocando-lhe as aplicações originais, feitas com fio de prata e ouro.

Esta exposição permite fazer uma viagem pela história, com mais de 500 anos. Começa com o milagre da Santa Cruz, ocorrido em 1504, onde há relatos que João Pires (Sapateiro na vila) teria encontrado no chão uma cruz negra, próximo do Campo da Feira.

Seguem-se na exposição as vestes; primeiro a opa que o provedor usa nas procissões, com a sua vara de prata.

Destaque para o emblema da irmandade bordado a fio de ouro. Depois uma casula, das muitas que existem no espólio, também ela bordada a fio de ouro.

Segue um apontamento com escultura barroca, o Santo Inácio de Loiola que estaria no coro financiado pelo Inácio da Silva Medela.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ucrânia teme que putin queira celebrar uma vitória no leste até 09 de maio

Ucrânia teme que Putin queira celebrar uma vitória no leste até 09 de maio

Próximo Artigo
Prédio evacuado em braga após incêndio em caldeira

Prédio evacuado em Braga após incêndio em caldeira

Artigos Relacionados