Arquivo

Andante chega a Santo Tirso

Andante chega a santo tirso
Foto: CM Santo Tirso

Os Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST), no distrito do Porto, vão aderir ao sistema de bilhética intermodal Andante a partir de 01 de junho, anunciou hoje a autarquia, garantindo viagens gratuitas nos primeiros fins de semana do mês.

“Os Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST) vão passar a integrar, a partir do dia 01 de junho, o sistema de bilhética intermodal Andante. Na mesma data, entra em vigor a designada Linha Empresarial, que vai assegurar a ligação entre a estação ferroviária e a zona empresarial da Ermida”, pode ler-se num comunicado emitido hoje pela autarquia liderada por Alberto Costa (PS).

A mudança envolve ainda “ajustamentos de horários e de linhas às atuais necessidades da população servida pelos TUST, aumentando substancialmente a área territorial abrangida e o número de paragens existentes, que passa de 129 para cerca de 160”.

“Nos dois primeiros fins de semana de junho – dias 3, 4, 10 e 11 – as viagens serão gratuitas em todas as linhas, a fim dar a conhecer os novos trajetos”, segundo a autarquia.

Com a introdução do Andante em todas as linhas, o sistema de bilhética passa a ter “uma cobertura de 100% no concelho de Santo Tirso”.

Segundo o presidente da autarquia, as alterações visam, por um lado, “rentabilizar os TUST até à entrada em funcionamento da Mobiave [rede entre Famalicão, Santo Tirso e Trofa], que passará a gerir a rede de transportes públicos rodoviários desde a Zona Nascente até à cidade de Santo Tirso, e por outro aumentar a sua eficácia através da melhoria dos serviços à população, nomeadamente da frota disponível”.

Além dos passes intermodais Andante, a autarquia refere também que os TUST passam “a ter um passe sénior com um custo de 13,90 euros, para além do título simples a bordo (1,65 euros) e dos títulos multiviagens (1,27 euros)”.

A nova linha Empresarial “irá funcionar com recurso a uma viatura especificamente caracterizada, em horários articulados com a linha ferroviária Porto-Guimarães e os horários da maioria das empresas instaladas na Ermida”, refere Alberto Costa.

“Este autocarro vai ainda aproximar o centro da cidade de Santo Tirso da estação ferroviária, servindo, desta forma, outros passageiros para além daqueles que trabalham na zona empresarial”, aponta o autarca.

Já a linha 03, que unirá as localidades de Areias, Via Torre e Via Pinheirinho, terá um “reforço dos horários”, e a linha 04 garantirá “a passagem pelas escolas para evitar a necessidade de transbordo”.

A linha 05 terá ajuste na hora do almoço, a 06 “unirá Bairro a Santa Cristina” e “passa a servir o Centro de Saúde de Santo Tirso”, tendo também “mais quatro horários à semana e dois horários ao fim de semana”, e a 07 “passará a servir em toda a extensão a Rua de S. Bento da Batalha e efetuará paragem na Zona Empresarial do Alto da Cruz”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pescadores que contestam fim de pesca na ínsua realçam empenho da câmara de caminha

Pescadores que contestam fim de pesca na Ínsua realçam empenho da Câmara de Caminha

Próximo Artigo
Chega pede a costa e mendonça mendes que entreguem ao parlamento comunicações com galamba

Chega pede a Costa e Mendonça Mendes que entreguem ao parlamento comunicações com Galamba

Artigos Relacionados