Pedro Mesquita, analista desportivo, natural de Meadela, Viana do Castelo, e ex-aluno do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), sagrou-se bicampeão com a equipa feminina de futebol do Benfica, cumprindo, assim, um sonho de criança.
Numa nota enviada às redações, o IPVC adianta que, em 2018, quando Pedro entrou para a Licenciatura em Desporto e Lazer, tinha como objetivo trabalhar na equipa técnica do clube ‘encarnado’.
“Cumpriu o sonho de criança em 2020 e ontem concretizou mais um sonho ao sagrar-se bicampeão com a equipa feminina de futebol do SLB”, destaca a nota de imprensa.
“Pedi aos professores para ir estagiar para o SLB e fiz já o 3.º ano em Lisboa, conseguindo conciliar tudo à distância”, recorda Pedro Mesquita.
Esta época, o ex-aluno da ESDL-IPVC foi convidado a integrar a equipa A do futebol feminino do SLB, equipa que se sagrou bicampeã ao vencer ontem o jogo frente ao Sporting por 3-1 no Estádio da Luz, a duas jornadas para o final do campeonato.
O analista de performance acredita que “o caminho faz-se caminhando”, esperando que o “feito histórico” alcançado ontem ajude o ex-aluno da ESDL-IPVC a integrar o Departamento de Análise e Observação (DAO) do SLB.
“Gosto muito do que faço. É um trabalho invisível, mas gratificante”, assegura o ex-aluno, explicando que faz a análise do adversário e da própria equipa através de vídeos, filmagens de jogos e treinos, bem como a análise quantitativa.
Licenciatura em Desporto e Lazer foi uma “rampa” para trajeto profissional
Pedro Mesquita queria tanto ser treinador do Benfica que não pensou duas vezes quando optou pela Licenciatura de Desporto e Lazer na ESDL-IPVC.
“Na escola comecei a conhecer esta realidade por dentro, através da análise e da observação”, sublinha o ex-aluno, garantindo que os alunos da ESDL-IPVC “são preparados para a realidade”.
Durante a licenciatura, Pedro Mesquita começou a explorar e a conhecer verdadeiramente a realidade do futebol.
“Continuo a investigar, a ler e a fazer formação, porque na ESDL-IPVC também nos incutem o continuar a procurar constantemente o conhecimento”, aplaude.
Para Pedro Mesquita, a licenciatura foi mesmo “uma rampa” para o trajeto profissional que já está a fazer.