Ana desfilou em El Salvador com vestido vianense inspirado na Mulher Maravilha

Ana Almeida, jovem de Ponte da Barca que representou Portugal no concurso Wonderful Teen International, que terminou este domingo, desfilou com um traje da estilista vianense Isabel Lima, inspirado na figura de banda desenhada Mulher Maravilha.

Isabel Lima refere ter-se servido “da cultura da moda regional” e nos conceitos “de portugalidade, património e identidade”.

O traje é de cor dourada, composto por um corpete e saia, por uma capa, e como adereços, umas meias caneleiras, sapatos brilhantes, uma tiara florida e uns brincos à rainha.

O conjunto “foi desenhado para funcionar com os traços da cultura vianense, como se veste e como se adorna a mulher em diversos contextos”, utilizando “corpete e saia bordados com muitas lantejoulas lantejoulas, meias de renda manual e lenço de flores na cabeça e muito ouro ao peito”.

Segundo Isabel Lima, o objetivo foi transformar “a Miss Ana Almeida, Mulher Maravilha, na Mulher Mais Amada de Portugal, “com a criação e conceção original da fantasia adaptada a um ícone da cultura, que homenageia a mulher como a mais bem trajada”.

“A conclusão revela o património material e imaterial, as técnicas oficinais e de saberes e o lugar de origem e pertença. O trabalho de influência na tradição cultural popular e do mundo rural deu corpo, significado e valor a uma imagem com uma linguagem portuguesa”, salienta Isabel Lima em nota enviada a O MINHO.

Quanto ao concurso, a vencedora foi a representante de Cuba, tornando-se na primeira Miss Wonderful Teen International.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x