A cantora Ana Bacalhau vai atuar no São João de Braga, anunciou hoje a organização. A ex-vocalista dos Deolinda vai encerrar a 5.ª edição da Gala Sanjoanina, que se irá realizar no dia 19 de junho no Theatro Circo, pelas 21:30. No dia 22, foi também anunciado, o Theatro Circo acolhe o espetáculo colaborativo “Banquete de David”.
O São João de Braga irá realizar-se este ano em formato presencial e digital, após uma edição totalmente online, em 2020, devido à pandemia de covid-19.
São agora anunciados os primeiros espetáculos presenciais.
O valor da bilheteira reverterá a favor do fundo social constituído pela Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB).
A Gala Sanjoanina visa homenagear entidades, figuras e associações ligadas ao São João de Braga.
“Num registo distinto do habitual, a tradição e a modernidade irão conjugar-se numa cerimónia que conta com a presença da cantora Ana Bacalhau, responsável por encerrar o evento, com as sonoridades tradicionais que inspiram as suas músicas e projetos”, refere nota da organização.
Já o espetáculo promovido pelo Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, “Banquete de David”, é um original e de criação colaborativa, que se propõe a unir o universo das Media Arts à tradição popular das Festas de São João de Braga. O projeto é iniciado através da gravação de polifonias minhotas, em torno da figura de São João, contando com a participação da Rusga de S. Vicente, Mulheres do Minho e GFUM – Grupo Folclórico da Universidade do Minho, num espetáculo em palco que será acompanhado musicalmente pela ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos.
Os ingressos para os dois espetáculos estão já disponíveis com um custo de cinco euros, sendo possível adquiri-los nas bilheteiras do Theatro Circo ou em theatrocirco.com.
O Fundo Social Sanjoanino foi criado, pela entidade responsável pela organização das festas da cidade, em 2019, com o intuito de apoiar causas sociais e contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas mais carenciadas, colaborando na tomada de decisões e execução de medidas destinadas ao combate e erradicação da pobreza.