Amigos de Braga correram maratona de Chicago onde foi batido novo recorde do mundo

Amigos de braga correram maratona de chicago onde foi batido novo recorde do mundo
Foto cedida a O MINHO

Cinco amigos de Braga terminaram, este domingo, a Maratona de Chicago, nos Estados Unidos da América, uma das maiores da modalidade.

Nuno Ferreira, Gomes da Silva, Vítor Araújo, Luís Ferreira e Marcus Carvalho concluíram a prova cuja edição deste ano ficará marcada na histórica pela fixação de um novo espetacular recorde do mundo.

O queniano Kelvin Kiptum venceu a prova de Chicago em 2:00.35 horas, menos 34 segundos do que o anterior máximo.

O grupo de amigos tem como objetivo concluir aquelas que são consideradas as seis maiores maratonas do mundo. Já tinha feito Berlim (2019), Nova Iorque (2022) e agora está ‘arrumada’ mais uma. Faltam Londres, Boston e Tóquio, que deverão querem concluir nos próximos anos.

Este objetivo de chegar às seis maiores do mundo começou “como uma brincadeira”.

“Em 2019, fizemos a primeira maratona em Berlim”. Depois de concluída disseram-lhes que tinham feito “uma das maiores do mundo”. “Ai é? Então vamos fazer as outras cinco que faltam”, contou Vítor Araújo a O MINHO, antes da partida para Chicago.

Amigos de braga correram maratona de chicago onde foi batido novo recorde do mundo
Vítor Araújo na prova em Chicago. Foto cedida a O MINHO

Para chegarem na melhor forma possível à maratona os treinos começaram quatro meses antes da prova. “O grande dificuldade das maratonas, não é a prova em si, mas sim o treino para lá chegar”, diz.

A receita é “quatro ou cinco treinos semanais” de forma individual. “Só este mês, uns têm 250 e outros quase 300 quilómetros feitos”, referiu Vítor Araújo, em setembro.

E houve ainda um treino longo ao fim de semana em grupo. “Isto é que custa. Para além dos quatro ou cinco treinos semanais, ao fim de semana temos de levantar cedo e ir correr três horas, para fazer os treinos longos”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Incêndio no hospital de guimarães. Doentes evacuados

Incêndio no Hospital de Guimarães. Doentes evacuados

Próximo Artigo
Governo português prevê retirar mais de 150 pessoas de israel

Governo português prevê retirar mais de 150 pessoas de Israel

Artigos Relacionados