Um jovem de 25 anos foi detido em flagrante por violência doméstica, na segunda-feira, em Cabeceiras de Basto, informou hoje a GNR.
Em comunicado, o Comando Territorial de Braga explica que, após denúncia, os militares do Posto Territorial de Cabeceiras de Basto “deslocaram-se rapidamente para o local onde apuraram que o suspeito ameaçava e injuriava, de forma reiterada, a vítima, sua ex-namorada de 18 anos”.
“No decorrer da ação e na presença da Guarda o indivíduo, junto da residência da vítima, continuou a proferir-lhe ameaças e injúrias, causando medo e inquietação, tendo sido detido em flagrante”, acrescenta a GNR.
Presente ontem no Tribunal Judicial de Guimarães, foi-lhe decretada a medida de coação de afastamento da vítima, apresentações bissemanais no posto policial da área de residência, controlado por pulseira eletrónica.
A GNR salienta que “a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva”.
E apela a que se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe: no Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt; via telefónica, através do número de telefone 112; no Posto da GNR mais próximo à sua área de residência; na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos; em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx; na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.