A chamada Ambulância Animal dos Bombeiros Sapadores de Braga reforçou toda a sua capacidade operacional em casos de urgência, uma vez que ao contrário do anterior veículo, esta ambulância tem as cores da corporação, sirenes e sinais luminosos.
Segundo o vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, além da melhoria de equipamentos para o socorro, passou a ter sirenes e pirilampos (sinais sonoros) para casos urgentes ou até emergentes, como exemplo de atropelamentos ou gravemente doentes.
O vereador Altino Bessa, da Câmara Municipal de Braga, revelou que os Bombeiros Sapadores adquiriram à AGERE o veículo destinado ao Socorro Animal, o que permite que este disponha de equipamentos de sinalização urgente, passando a ambulância.
Na mesma linha de raciocínio, o comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga, Nuno Osório, destacou que “em deslocações de urgência e de emergência, por ser uma ambulância, tem prioridade, além de ser mais seguro para se parar nas autoestradas”.
Os Bombeiros Sapadores de Braga, que muito em breve passarão de Companhia a Batalhão, “são fundamentais para a política de bem-estar animal que temos seguido e a este tipo de operações ocorrerem com êxito”, disse o vereador da Proteção Civil e do Ambiente, Altino Bessa, relembrando que “só no ano de 2024 registaram-se 241 ocorrências de busca e resgate de animais”.
O vereador Altino Bessa destacou igualmente “os diversos investimentos humanos e materiais que o Município de Braga tem efetuado nos Bombeiros Sapadores nos últimos cinco anos, ascendendo a um valor superior a dois milhões de euros, que fazem com que os Bombeiros Sapadores estejam hoje muito melhor preparados para servir a população de Braga e de toda a região”.
Uma nova ambulância pré-hospitalar
Na mesma cerimónia, o vereador apresentou ainda mais uma ambulância de socorro, dos Bombeiros Sapadores de Braga, a de emergência pré-hospitalar, que reforça o serviço de intervenção de INEM e de outro tipo de necessidade urgentes e emergentes.
“Esta ambulância medicalizada está preparada para fornecer cuidados médicos avançados a pacientes durante o transporte para um hospital ou outra instalação de saúde, que representou um investimento municipal de 80 mil euros”, revelou Altino Bessa.
“Este veículo constitui mais uma mais-valia, que nos vem ajudar a responder às cada vez mais exigentes solicitações, que recebemos no nosso município”, afirmou Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, afirmando que “a capacidade de resposta dos Bombeiros Sapadores tem que acompanhar o crescimento populacional do concelho de Braga, porque são os Bombeiros Sapadores quem em primeira instância tem a responsabilidade de socorro à população, em variadíssimas vertentes”.