O Festival de Papas de Sarrabulho de Amares está de regresso, entre 10 e 13 de fevereiro, para a sua 20.ª edição.
Está previsto serem servidas seis toneladas de papas de sarrabulho e cinco de rojões. São esperados 30 mil visitantes.
O Festival das Papas de Sarrabulho aposta na homogeneização no preço dos vinhos, privilegiando os verdes branco e tinto de Amares (7,50 euros a garrafa).
O preço das papas e dos seus acompanhamentos tradicionais também será homogeneizado. O conjunto (tigela de papas por seis euros + acompanhamentos por seis euros + malga de vinho por 1,50 euros) ficará nos 13,50 euros.
No recinto do Mercado Municipal
A iniciativa é organizada pelo Município de Amares e Associação Empresarial de Braga.
“Reforçar o concelho de Amares como destino de eleição gastronómico e turístico do Minho são objetivos centrais deste certame que, este ano, volta a decorrer no recinto do Mercado Municipal”, refere a autarquia.
A iguaria será confecionada por cinco restaurantes locais.
Mas, além das papas, o evento pretende “ser uma montra daquilo que de melhor se faz e produz em Amares, reservando um lugar de dinamização para vários setores da economia local, nomeadamente os produtos da terra e o artesanato que vão contar com um espaço destinado à venda e exposição”.
Às papas de Sarrabulho alia-se o vinho verde, a laranja de Amares e seus derivados, sobretudo traduzidos nos doces confecionados à base deste citrino.
O evento foi apresentado, esta segunda-feira, em conferência de imprensa à comunicação social, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, e pelo vereador com o pelouro do Turismo, Delfim Rodrigues.
O momento contou, ainda, com a presença do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, do presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, e Paulo Silva, presidente Clube Desportivo Recreativo e Cultural Amarense, que desvendou um pouco daquilo que será o desfile de Carnaval de Amares, cujo tema, este ano, será “Animais”.