Amares pede variante até Braga. Governo vai analisar em julho

Foto: Divulgação / CM Vila Verde

O Município de Amares ficou “com expectativas positivas” após a reunião do Conselho de Ministros em Braga, sobre o lançamento da Variante a ligar Braga até à sede do concelho, o mesmo sucedendo com a requalificação da Escola Secundária da vila.

“O Ministro das Infraestruturas ficou de vir cá em julho, para analisar a questão da ligação a Amares, numa visita em que ouvirá, também, idênticas reivindicações de Vila Verde e de Braga”, disse o autarca, Manuel Moreira, a O MINHO, acrescentando que o ministro da Educação também se mostrou “sensibilizado” para a necessidade de requalificação do estabelecimento de ensino.

Amares enviou um ‘caderno’ reivindicativo ao Governo – que se reuniu em Braga nos dias 03 e 04 – alertando para a importância da criação da Variante do Cávado.

No documento, endereçado pela Comunidade Intermunicipal CIM-Cávado, a Câmara de Amares lembrou, também, a necessidade de criação de linhas de financiamento para infraestruturas de água e saneamento e recomendou que haja critérios de definição dos Territórios de Baixa Densidade.

Neste capítulo, demanda “estratégias de não discriminação de territórios rurais não incluídos na definição “Baixa Densidade”.

Mosteiro de Rendufe

Pedia, ainda, que seja aplicado Programa Revive ao Mosteiro de Rendufe, e solicitava “a definição de linhas de financiamento para escolas prioritárias a ser objeto de intervenção, caso da Escola Secundária de Amares”.

Demandava, também, a “compatibilização dos Planos Diretores Municipais com a crescente pressão demográfica”. E pergunta: “Como fixar familias em territórios rurais e florestais?”

A autarquia alertou, ainda, para a importância de linha de financiamento para pavimentação da rede viária.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x