Seguir o O MINHO

Região

Amanhã desaparece a chuva e sobem as temperaturas no Minho

Meteorologia

em

Foto: O MINHO

Esta terça-feira ainda chove no Minho, mas a partir de amanhã vem sol e as temperaturas vão aumentar. E assim se manterá nos próximos dias.


Em Braga, a partir de quarta-feira, o IPMA prevê céu nublado por nuvens altas e subida da temperatura até aos 26º até ao fim de semana.

No sábado, a previsão é de céu limpo, mas a temperatura máxima desce para 23º e nos dias seguintes rondará os 20º, como céu pouco nublado.

Em Viana do Castelo, a partir de amanhã também para e chuva e as temperaturas têm uma ligeira subida para os 24.º.

A partir do fim de semana, a previsão para Viana do Castelo aponta também para um descida da temperatura até às 19º com céu pouco nublado.

Anúncio

Braga

Braga investe 150 mil euros na iluminação de Natal. Luzes acendem a 28 de novembro

Natal

em

Foto: CM Braga / Facebook

A iluminação de Natal da cidade de Braga será ligada no próximo dia 28 de novembro, disse a O MINHO o presidente da Câmara. De acordo com Ricardo Rio, o investimento será de cerca de 150 mil euros.

Ainda segundo o edil, a iluminação não será “inaugurada” como em anos anteriores. “Esta ano há uma condicionante. Será mais um acendimento do que uma inauguração”, explicou o autarca ao nosso jornal.

Esse acendimento, que ocorrerá a 28 de novembro, pretende ser diferente dos moldes de anos anteriores face à pandemia de covid-19, uma vez que o evento atraía sempre dezenas de milhares de visitantes para o momento alto na Praça da República, quando a árvore se iluminava.

Continuar a ler

Região

Não é só uma rotunda que nasce em Celorico de Basto. “Vai nascer uma nova centralidade”

Obras públicas

em

Foto: CM Celorico de Basto

O investimento de 452 mil euros para a construção de uma nova rotunda em Gandarela, no concelho de Celorico de Basto, não será só para aquela infra-estrutura, disse hoje o presidente da Câmara a O MINHO.

Em comunicado, o autarca explica que este investimento, que tem levantado algumas críticas nas redes sociais, é financiado a 85% por fundos europeus e contempla “a criação de uma nova centralidade urbana na vila de Gandarela”.

No mesmo documento, é explicado que esta obra visa requalificar “parte importante” das estrada nacionais 206 e 304, para além da requalificação dos pavimentos, passeios e espaços verdes, iluminação pública, mobiliário urbano, redefinição da rede de águas pluviais e instalação de novas paragens de autocarro, “para além de uma nova rotunda”.

Projeto de nova rotunda e arranjos urbanísticos em Gandarela. Fonte: CM Celorico de Basto

Escreve o município que este investimento permite ganhar “uma nova dinâmica e organização” para aquela vila, uma vez que ficam integrados na obra “importantes equipamentos”, como é o caso da igreja de Gandarela, o novo centro de catequese, que se encontra em construção, o centro escolar, a extensão de saúde, edifício onde estão instaladas coletividades e o posto de abastecimento de combustível, para além da habitação e do comércio já existente e que possa vir a ser criada.

Para Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara de Celorico de Basto, “esta é uma obra importante para o concelho e em especial para a vila de Gandarela”.

“O financiamento europeu, agora aprovado, destina-se exclusivamente a este tipo de projetos e resulta numa oportunidade de ir ao encontro dos anseios da população que há muito reclama a realização desta obra”, argumenta o autarca.

Também José Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Ribas, destaca a importância da obra “pela capacidade de integrar urbanisticamente os diversos equipamentos existentes e a criar nesta vila de Gandarela e também pela melhoria das condições de segurança para veículos e pessoas, nomeadamente com a instalação das paragens de autocarros, que há muito era pedida pela população”.

Para Daniel Meireles, presidente da junta de Basto, S. Clemente, além de ser uma obra estruturante para o desenvolvimento urbano na Vila de Gandarela, irá permitir uma enorme melhoria nas condições de segurança, de circulação pedonal e rodoviária, salvaguardando assim a vida das pessoas, num local onde ao longo dos anos ocorreram diversos acidentes, alguns com vítimas mortais a lamentar”.

Continuar a ler

Barcelos

Jovem português baleado pelo Estado Islâmico na Áustria é de Barcelos

Alex Macedo é de Galegos Santa Maria

em

Foto: DR

Alex Macedo, jovem de 22 anos que foi baleado com três tiros durante um atentado terrorista na Áustria, na passada segunda-feira, é de Galegos Santa Maria, em Barcelos, apurou O MINHO junto de fonte próxima da família.

Os pais de Alex viviam no lugar da Aldeia, naquela freguesia minhota, antes de emigrarem para o Luxemburgo. Atualmente, regressaram ao concelho e vivem no lugar de Eirogo.

Alex Pereira Macedo estudava em Viena, na Áustria, quando foi surpreendido por um tiroteio em pleno centro da capital austríaca, que provocou quatro mortos e diversos feridos, entre os quais Alex.

Alex Pereira Macedo. Foto: DR

Fonte da família disse a O MINHO que o jovem foi baleado por três vezes, tendo já feito uma cirurgia e encontra-se estável e sem correr perigo de vida.

Ao que apurou o nosso jornal, os pais, que se encontram em Barcelos, devem seguir viagem para a Áustria durante o dia de amanhã.

O Presidente da República já veio lamentar o ataque sofrido pelo jovem, repudiando “todos os atos de violência”.

“Foi com choque e tristeza que tomei conhecimento do ataque que teve lugar no centro de Viena e que provocou a morte de quatro pessoas e diversos feridos, entre estes últimos um jovem português”, lê-se na mensagem enviada ao Presidente da Áustria, divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

“Neste momento difícil, quero exprimir a minha solidariedade para com a Áustria e o povo austríaco e apresento a vossa excelência, em nome do povo português e no meu próprio, a expressão da mais sentida solidariedade e sincero pesar”, acrescenta o chefe de Estado.

Segundo a Agência Lusa, citando o gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, a evolução do estado de saúde do jovem está a ser acompanhada através da Embaixada de Portugal em Viena.

Em declarações à TVI, a secretária de Estado das Comunidades disse que o jovem era estudante universitário em Viena, foi baleado no ataque, mas “está a recuperar bem”.

O ataque, que já foi reivindicado pelo Estado Islâmico (ISIS), começou através de um tiroteio numa rua central onde se situa a principal sinagoga de Viena, próxima de uma área de bares.

Os terroristas seguiram com o tiroteio pelo centro da cidade, disparando sobre os lugares de esplanadas, que se encontravam cheios de cidadãos.

Segundo a imprensa internacional, do ataque resultaram quatro vítimas mortais e 17 feridos. Um dos atacantes foi morto no local pela polícia, mas um segundo suspeito está em fuga.

De acordo com o ministro do Interior da Áustria, o atacante que foi abatido a tiro pela polícia estava armado com uma espingarda de assalto e utilizava um cinto de explosivos “falsos”.

Diz Karl Nehammer que o homem “era uma pessoa radicalizada que se sentia próxima do Estado Islâmico”.

Já o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, apelidou a situação como um “repugnante ataque terrorista” que poderá ter por detrás motivações “anti-semitas”.

Continuar a ler

Populares