Alvarinho, festas e cordeiro à moda de Monção dão mote a esculturas em rotundas

Quatro temas representativos da “identidade, cultura e tradição” do concelho
Alvarinho, festas e cordeiro à moda de monção dão mote a esculturas em rotundas
Foto: Arquivo

O Alvarinho, as termas, o cordeiro à moda de Monção e a festa da Coca são os temas propostos pela Câmara local para as esculturas a instalar em quatro rotundas daquele concelho, revelou hoje a autarquia.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, o município liderado pelo social-democrata António Barbosa explicou que os quatro temas representativos da “identidade, cultura e tradição” do concelho serviram de mote a um concurso de ideias, que terminou no início deste mês, e que recebeu propostas de três gabinetes de arquitetura”.

Os projetos “vão agora ser analisados pelo município, sendo que no final será elaborado um relatório e escolhida a proposta vencedora em cada um dos temas para que seja concebida a escultura que irá embelezar as quatro rotundas de acesso à vila” de Monção.

“O objetivo é criar uma imagem visual do que de melhor o município tem para oferecer, convidando os visitantes a descobrir a oferta local”, sustenta a autarquia, adiantando que, “além de valorizar as rotundas, os elementos escultóricos constituem-se como ponto de partida da estratégia municipal para o desenvolvimento e promoção do território, reforçando, junto dos automobilistas que circulam na Estrada Nacional (EN) 101, as potencialidades naturais e os recursos endógenos do concelho”.

A intenção da autarquia, segundo António Barbosa, citado na nota, “é projetar uma imagem de modernidade sem descurar aspetos ligados à história e tradição do concelho”.

“Queremos símbolos atraentes e contemporâneos que, com audácia e criatividade, representem a nossa origem, identidade, autenticidade e caráter”, frisou o autarca social-democrata.

António Barbosa referiu ainda pretender que o projeto “seja capaz de passar fronteiras e estabelecer uma ligação emocional com residentes e visitantes, sendo reconhecido como pilar impulsionador da promoção interna e externa do município”.

Na nota, o município não especifica o montante a investir nas esculturas, nem o prazo para a sua instalação nas quatro rotundas de acesso àquela vila.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Homem ferido com gravidade após acidente em famalicão

Homem ferido com gravidade após acidente em Famalicão

Próximo Artigo
Proteção civil vai gastar cerca de 6 milhões em equipamentos de proteção para bombeiros

Proteção Civil vai gastar cerca de 6 milhões em equipamentos de proteção para bombeiros

Artigos Relacionados