Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Alunos e funcionários do Politécnico de Viana vão recolher uma tonelada de plástico nas praias

Ambiente

em

Foto: IPVC

Cerca de 30 alunos e funcionários do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) aceitaram o desafio e participaram, ontem à tarde, numa atividade de plogging (ação que concilia a atividade física com a recolha de lixo).  De BIRA, bicicleta elétrica do IPVC, os participantes recolheram mais de 120 quilos de lixo nesta iniciativa de voluntariado. Contudo, é intenção do instituto recolher mais de uma tonelada de plástico, descartado nas praias, até final de 2022.

No final desta ação de ontem, de acordo com uma nota enviada pelo IPVC às redações, o balanço é muito positivo e a comunidade académica está já convidada a participar em ações conjuntas nos próximos meses, indo ao encontro de uma estratégia mais global de responsabilidade social e de contributo ambiental que o instituto tem vindo a implementar.

Segundo a mesma nota, o IPVC quer recolher até ao final do ano letivo mais de uma tonelada de plástico durante as atividades de plogging que estão já agendadas, promovendo ainda a deslocação dos participantes de forma sustentável, utilizando a BIRA IPVC.

Foto: IPVC

“Com estes pequenos, mas grandes passos, o IPVC pretende contribuir para a redução da pegada ecológica, pretendendo assim deixar um impacto ambiental pela positiva”, refere a nota.

Entretanto, estão já agendadas outras atividades. Para o próximo mês de maio, no dia 11, realiza-se a atividade BIRA Natura – Tour de bicicleta para observação de aves e da natureza em Viana do Castelo. Com o objetivo de promover a mobilidade ciclável e o convívio entre elementos da comunidade académica do IPVC, a atividade decorrerá das 14 às 17 horas e permitirá fazer um passeio com as bicicletas BIRA IPVC e observar as aves no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA). Aqui estará também presente a preocupação de recolher lixo e deixar o meio ambiente melhor do que foi encontrado.

Foto: IPVC

Segue-se uma atividade de Team Building – Atividade Física e bem-estar no dia 17 de maio. A atividade decorrerá entre as 14 e as 17 horas e pretende-se dinamizar uma competição saudável em que as equipas, munidas das suas bicicletas BIRA IPVC, possam percorrer um percurso pré-definido, fazendo exercícios físicos, respondendo a algumas questões sobre a cidade e sobre os locais visitados e no final possam partilhar momentos agradáveis fazendo uma degustação de conservas de Viana do Castelo.

Para o dia 03 de junho, está marcada outra atividade com a BIRA IPVC, em jeito de celebração do Dia Mundial do Ciclista. Promover a mobilidade ciclável e convívio entre elementos da comunidade académica do IPVC é o objetivo desta ação. A atividade decorrerá entre as 14 e as 17 horas e pretende levar a cabo um passeio com as bicicletas BIRA IPVC em que se efetua um percurso citadino com algumas paragens por Viana do Castelo. A meio do percurso será desenvolvido, em conjunto com a PSP ou a GNR, uma ação de sensibilização para a condução segura de velocípedes.

Foto: IPVC

Já para o dia 25 de junho está agendada uma ação e voluntariado no âmbito da prevenção do cancro da pele. A atividade decorrerá entre as 14 e as 18 horas e pretende sensibilizar as pessoas que frequentam a praia sobre o cancro da pele. Aqui as equipas também vão andar de BIRA IPVC a distribuir informação pelas praias de Viana do Castelo.

Populares