No final do segundo semestre do ano letivo que terminou, oito alunos da licenciatura em Agronomia da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promoveram o Consultório de Jardinagem online, foi hoje divulgado.
Para além de “se pretender ajudar as pessoas, esclarecendo dúvidas e dando conselhos sobre os jardins”, a atividade tem um “objetivo pedagógico”, avança o instituto.
“No final do semestre, os alunos já têm mais noção do trabalho e podem responder de forma mais profissional às questões que são colocadas”, justificou a professora responsável, Gabriela Dias, citada em comunicado, assegurando que o Consultório de Jardinagem regressa no próximo ano letivo.
A ideia de criar um Consultório de Jardinagem on-line surgiu no final do ano letivo passado no âmbito da Unidade Curricular de Construção e Gestão de Espaços Verdes. Os oito alunos criaram um formulário on-line, onde as pessoas podiam colocar as dúvidas e pedir esclarecimentos, tendo ainda a possibilidade de incluir fotografias.
Com esta iniciativa on-line pretendia-se “responder a todo o tipo de questões relacionadas com o design de jardins, a escolha de plantas e de outros materiais inertes, o modo de execução de intervenções concretas e cuidados de manutenção em geral”, explicou a professora Gabriela Dias.
Este projeto-piloto, que terminou no final do mês de julho, tem como base “envolver os alunos” de forma a “ajudar as pessoas com os conhecimentos e aprendizagens que vão adquirindo nas aulas”, referiu ainda a professora responsável.
Apesar da pouca procura, Gabriela Dias destacou a importância desta iniciativa para os alunos.
“Os nossos alunos estavam alerta para responder a todas as questões que surgissem através do formulário que foi criado”, garantiu a professora, defendendo que se trata de “uma ideia interessante”, mas que precisa “ser mais divulgada para chegar às pessoas”.
A docente da ESA-IPVC acredita que “há muitas pessoas que gostariam de ser ajudadas, mas a informação não chegou até elas”. Trabalhar à distância acaba sempre por “ser mais complicado”, lamentou Gabriela Dias, referindo que, com a pandemia, “as pessoas também estão saturadas de tanta informação”.
Mas a vontade de continuar o projeto no próximo ano letivo “é enorme”, no entanto, a divulgação terá que ser diferente. “Promovemos, durante uma feira profissional de espaços verdes em Ponte de Lima, o consultório de jardinagem. Foi muito interessante. Numa feira há sempre público e presencialmente as pessoas perguntam e o diálogo é completamente diferente. À distância é mais complicado e teremos que ajustar este nosso balcão digital, mas o objetivo é continuar e procurar melhores soluções”, assumiu.
Para os alunos também ficou a experiência. “Para todos eles fica a experiência, que é muito importante para o futuro e quem sabe até podem criar este tipo de dinâmicas enquanto profissionais”, desafiou Gabriela Dias.