Alunos do Minho são dos que têm mais sucesso escolar

Entre os dez maiores municípios, Braga é o que tem menos repetentes do 1.º ao 3.º ciclo
Foto: Ilustrativa / DR

O relatório “Resultados Escolares: Sucesso e Equidade”, da Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência, com dados atualizados até 2020, divulgado na segunda-feira, mostra que os alunos dos concelhos do Norte Litoral reprovam e desistem menos. O Norte lidera em todos os níveis de ensino, com destaque para as regiões do Alto Minho, Cávado e Ave. A Região do Tâmega e Sousa evidencia-se pelo sucesso na promoção do percurso de alunos com mais carências. Ao nível do ensino profissional, as três cidades com mais conclusões deste nível de ensino no tempo esperado, são do Norte Litoral.

Entre os alunos do 1.º ciclo do ensino básico (1.º CEB), é no Alto Minho e nas regiões do Cávado e do Ave que os níveis de conclusão no tempo esperado são mais elevadas, com 94%. A Área Metropolitana do Porto segue de perto estes resultados com 92% dos alunos a concluírem este ciclo de ensino no tempo previsto. Por contraste, o Baixo Alentejo, com 82% e o Algarve, com 84%, são as regiões do país onde uma maior percentagem de alunos precisa de mais anos que os previstos para concluir o 1º CEB.

Fonte: DGEEC

No 2.º ciclo do ensino básico (2.º CEB), o Alto Minho, o Cávado e o Ave continuam em destaque, com 98% dos alunos a concluírem este ciclo de ensino no tempo esperado, mas juntam-se-lhes outras regiões como Tâmega e Sousa, Aveiro, Viseu, Dão e Lafões. Neste nível de ensino, todos os territórios alcançam taxas de conclusão no tempo esperado acima dos 90%. Os piores resultados ao nível do 2º CEB são os da Beira Baixa, 92% e os do Baixo Alentejo, 91%.

Fonte: DGEEC

No caso do 3º ciclo do ensino básico (3º CEB), o Norte Litoral (Alto Minho, Ave, Cávado, Tâmega e Sousa) continua a apresentar os melhores resultados, com percentagens de conclusão no tempo esperado acima dos 90%. É no Sul (Algarve, Baixo Alentejo e Beira Baixa, 81%; Alentejo Central e Litoral, 82%) e na Área Metropolitana de Lisboa, 81%, que os resultados são piores no 3º CEB.

Fonte: DGEEC

No ensino secundário o Alto Minho e o Ave têm melhores resultados

Nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário, é possível observar o mesmo padrão regional, embora neste caso o Alto Minho, com 80% e o Ave, com 81%, se destaquem do Cávado, em que apenas 76% dos alunos concluem o ensino secundário no tempo esperado. Neste caso, a Beira Baixa, com 60% e a Área Metropolitana de Lisboa apresentam os piores resultados. O relatório destaca a evolução de 15 pontos percentuais, desde 2018, ao nível do ensino secundário, em territórios como o Ave, o Tâmega e Sousa e Trás-os-Montes. Esta evolução foi mais moderada noutras comunidades, tais como o Alto Tâmega, em que foi de apenas cinco pontos percentuais, no mesmo período.

O Cávado lidera no ensino profissional

Ao nível do ensino profissional, o padrão regional não é tão claro, com o Cávado, 80%, a liderar, mas seguido de perto pela Beira e Serra da Estrela, com 79%. Só depois aparece o Ave, com 77% dos alunos a concluírem os seus estudos profissionais no tempo esperado. Relativamente ao ensino profissional, o Alto Minho é ultrapassado por regiões como a AML, Douro, Tâmega e Sousa, Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Dão e Lafões e Alentejo Litoral.

Fonte: DGEEC

Região do Tâmega e Sousa destaca-se na promoção das carreiras escolares dos alunos menos favorecidos

A equidade é um indicador relacionado com a capacidade de promover a conclusão dos ciclos de ensino no tempo esperado, pelos alunos em condições mais desfavorecidas. Este indicador acompanha a tendência para resultados mais positivos no Norte Litoral. Ao nível do 1º CEB, destacam-se pela positiva as regiões do Tâmega e Sousa e do Ave e pela negativa o Baixo Alentejo e Trás-os-Montes. No 2º CEB, a Região do Tâmega e Sousa volta a ficar em evidência, logo seguida do Alto Minho e também neste caso os piores resultados na promoção do sucesso escolar de alunos mais desfavorecidos acontecem nas regiões de Trás-os-Montes e do Baixo Alentejo. Ao nível do 3º CEB, a Região do Tâmega e Sousa mantém um bom resultado, liderando a tabela, logo seguida do Ave e do Alto Minho. As regiões que apresentam mais dificuldades na promoção dos alunos menos favorecidos, no 3º CEB, são o Baixo Alentejo, Trás-os-Montes, Beira Baixa e Algarve.

No ensino secundário regular, o indicador equidade é particularmente elevado no Alto Minho e Ave, mas, neste caso, o Alentejo Central e o Baixo Alentejo também apresentam resultados bons. Neste nível de ensino, são a AML e o Alto Alentejo que têm os piores resultados.

No ensino secundário profissional, o Ave lidera no indicador equidade e registou uma subida de 10 pontos percentuais relativamente a 2019. No Cávado e no Médio Tejo também houve progressões positivas em 2020, relativamente ao ano anterior, cinco pontos percentuais no primeiro caso e oito no segundo. No Alto Minho, ao nível do ensino profissional o indicador equidade regrediu seis pontos percentuais, não chegando para colocar a região entre as piores, mas fazendo com que perca terreno para os outros territórios do Norte Litoral. O mesmo aconteceu na Beira e Serra da Estrela que, com uma quebra de seis pontos percentuais no indicador, embora não fique entre as regiões mais mal classificadas, tem uma forte queda. No que toca a promover o sucesso de alunos desfavorecidos, no ensino profissional, as regiões do Algarve, Trás-os-Montes e Área Metropolitana de Lisboa são as que tem menos sucesso.

Braga é o município com menos repetentes

Olhando paras as conclusões de cada ciclo de ensino no tempo esperado, nos 10 municípios com mais alunos por ciclo de ensino, o Norte lidera destacado. Do 1.º ao 3.º CEB, é o Município de Braga que lidera a tabela. No 1º CEB, Vila Nova de Gaia surge na terceira posição e Oeiras na segunda. No 2.º CEB, todos os concelhos da lista são do Norte, com Vila Nova de Gaia a ocupar a segunda posição e o Porto a aparecer no terceiro posto.

Fonte: DGEEC
Fonte: DGEEC

Nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário, é no Porto que uma maior percentagem de alunos conclui este ciclo de ensino no tempo esperado. Seguem-se Coimbra e Braga, por esta ordem.

No caso do ensino secundário profissional, o Norte Litoral faz o pleno. É em Santo Tirso, Famalicão e Braga que uma maior percentagem de alunos terminam os seus cursos profissionais no tempo esperado.

 
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