Seguir o O MINHO

Barcelos

Alunos de Barcelos sagram-se campeões nacionais de robótica

Vão agora representar Portugal no Mundial, na Tailândia

em

Foto: DR

Três alunos do Clube de robótica da Escola Secundária de Barcelinhos, em Barcelos, conquistaram o título de Campeões Nacionais de Robótica, no Festival Nacional de Robótica 2022, que decorreu no passado fim de semana no Europarque – Santa Maria da Feira.

A equipa ES Barcelinhos – Intensify World venceu a liga de OnStage Junior, garantindo assim o seu apuramento para o Mundial de Robótica – RoboCup 2022, que se realizará em julho, na Tailândia. Para vencer esta prova os alunos montaram e programaram quatro robôs para realizar uma performance de palco, onde recriaram a versão robótica do jogo Angry Birds. O clube de robótica da Escola Secundária de Barcelinhos teve o apoio da associação Intensify World, que custeou as despesas de participação no evento.

O clube envolve cerca de duas dezenas de alunos do ensino básico e secundário. Em 2014, um aluno da escola sagrou-se campeão mundial no Brasil e em 2016 quatro alunos conquistaram o título de vice-campeões mundiais na mesma liga de Busca e Salvamento. A última participação internacional foi em 2019, na Austrália.

Foto: DR

O grande desafio que se apresenta à equipa, a curto prazo, é conseguir apoios para ir ao Campeonato do Mundo de Robótica, RoboCup 2022, que se realizará de 11 a 17 de julho, na cidade de Banguecoque, na Tailândia.

O diretor da Escola Secundária de Barcelinhos, António Carvalho, não esconde o orgulho de ver os seus alunos atingir tão alto nível de desempenho. Segundo o resposável, citado em comunicado enviado a O MINHO, serão necessários cerca de dez mil euros para garantir as despesas da viagem, alojamento e inscrição da equipa no Campeonato Mundial de Robótica. António Carvalho sabe que a escola não tem essa verba mas promete tudo fazer para, junto da autarquia e das empresas do concelho, angariar os apoios necessários à participação destes alunos no RoboCup.

O Festival Nacional de Robótica 2022 (FNR’2022) decorreu no Europarque, de 29 de abril a 01 de maio, promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Edu.tech.

Foto: DR

Este evento, que se realiza em Portugal desde 2001, envolveu cerca de 500 participantes de várias escolas e universidades de todo o país, distribuídos por várias categorias. Incluiu várias ligas de competição, nomeadamente, Busca e Salvamento Júnior, OnStage Júnior, Simulação 3D, Condução Autónoma, Manipuladores Robóticos e [email protected]

O objectivo principal do FNR é a promoção da Ciência e da Tecnologia junto dos jovens dos ensinos básico, secundário e superior, bem como do público em geral, através de competições de robôs.

Populares