Seguir o O MINHO

Região

Alunos de Barcelos e Famalicão trazem medalha de ouro da Olimpíada da Ciência da UE para Portugal

em

Equipas portuguesas na EUSO 2018. Foto: Divulgação

Uma equipa formada por três estudantes portugueses, que integrava um aluno do 11.º ano da Escola Básica e Secundária Vale do Tamel, em Lijó, Barcelos, e outro do Externato Delfim Ferreira Famalicão, conquistou a medalha de oura na Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO), na Eslovénia. Diogo Luís Nogueira, de Barcelos, e Marco António Ribeiro, de Famalicão, fizeram equipa com um aluno de Ermesinde, Porto.

A competição pretende “estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes, que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os estados-membros da União Europeia”.

Medalhas da EUSO. Foto: Divulgação

A 16.ª edição desta competição, destinada a alunos na faixa etária dos 16 anos, envolveu 25 estados-membros. Para além da medalha de ouro, a segunda de sempre conquistada por Portugal, a outra equipa formada por alunos portugueses obteve a medalha de bronze.

“O resultado obtido pelas duas equipas presentes na competição é motivo de orgulho e reflexo do empenho e do trabalho de todos os envolvidos”, assinalou o Ministério da Educação, em comunicado.

A primeira vez em que Portugal participou na EUSO foi em 2008, como observador, tendo posteriormente participado de forma plena, com duas equipas de três alunos, seguindo os regulamentos da competição.

A participação portuguesa foi assegurada pela Direção-Geral da Educação, Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Química e Ordem dos Biólogos.

EM FOCO

Populares