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Ponte de Lima

Alunos da Secundária de Ponte de Lima querem revalidar título mundial no concurso ‘Land Rover 4×4 in Schools”’

Prova realiza-se entre 12 e 17 de abril em Inglaterra e é composta por oito desafios

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Equipa Xtreme-K Escola Secundaria de Ponte de Lima. Foto: Facebook de Xtreme-K

Seis alunos do Curso Profissional de Eletromecânica da Secundária de Ponte de Lima vão lutar pela revalidação do título mundial do concurso ‘Land Rover 4×4 in Schools technology challenge”


A prova vai realizar-se na sede da Land Rover, em Coventry, Inglaterra, entre os dias 12 e 17 de abril e estende-se por oito classificativas: Scrutineering 100 pontos; Verbal 120 pontos; Portfolio 140 pontos; Pit Display 65 pontos; Engineering 305 pontos; Track 100 pontos; Trailer Tow 40 pontos; Pull Challenge 20 pontos, num total de 890 pontos.

A equipa Xtreme-K constituída por quatro alunos do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial variante Eletromecânica e dois do Curso Profissional de Instalações Elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima, vão lutar pela revalidação do título mundial, conseguido pelos seus colegas, equipa K-EVO, constituída por quatro alunos, também, do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial variante Eletromecânica desta Escola, em dezembro de 2017 em Abu Dhabi.

O professor Carlos Urbano Rodrigues, diretor do curso, revelou a O MINHO que “no último Campeonato do Mundo 2017 eramos a única escola pública, entre as 25 equipas participantes, o que demonstra a complexidade e dificuldade deste concurso, que é um dos projetos pedagógicos mais conceituado em todo mundo, pela sua exigência na área da engenharia automóvel”.

Os alunos limianos andam todos no 12º ano, apesar do concurso admitir alunos com faixa etária compreendida entre os 14 e os 19 anos, tendo no Campeonato do Mundo de 2017 em Abu Dhabi se apresentado equipas de alunos do 1º ano da Universidade, caso da equipa dos Estados Unidos, “o que ainda valorizou mais a nossa vitória, assim como a qualidade do ensino que é ministrada nas nossas escolas”.

Este desafio tecnológico tem como objetivos principais motivar os alunos para as engenharias, fomentar o trabalho em equipa e ajudar os alunos a adquirir competências que os levem a enfrentar e a ultrapassar desafios relativos ao desenvolvimento tecnológico e às inovações que a indústria automóvel enfrenta, por isso a Land Rover/ Jaguar desafia alunos a recriar, ao nível da engenharia, da eletrónica e do desempenho, modelos de carros todo-o-terreno reais, e que na modalidade de carros RC (telecomandados) consigam desempenhar todas as exigências e funções a que os verdadeiros carros 4×4 da Jaguar/Land Rover estão sujeitos.

Equipa de Ponte de Lima venceu em 2018. Foto: DR

As equipas passam por as oito avaliações – Pit Display, Portefólio, Engenharia, Pista, Atrelado/Reboque, Apresentação Oral, Escrutínio Técnico e Prova de Força do Motor, parâmetros associados à criação e ao desenvolvimento do projeto envolvente, através dos quais são atribuídos os diversos prémios. O título de Campeão é obtido conquistando a maior pontuação na totalidade das oito avaliações a que as equipas são submetidas.

Prémio

Os alunos da equipa campeã têm como prémio o acesso ao curso superior em mecânica automóvel ministrado pela própria marca. “Eles têm uma academia de formação com 300 vagas e todos os anos há cinco mil candidatos”.

Um curso que custa mais de 30 mil libras (cerca de 35 mil euros, ao câmbio de hoje) por ano, “logo não é para todas as bolsas”. Segundo explicou, ainda a O MINHO, Carlos Urbano Rodrigues, os quatro estudantes campeões do ano passado foram convidados a passar uma semana na Academia britânica.

“Foi-lhes explicado como tudo se processava, conheceram o ambiente em que estarão envolvidos, as disciplinas que vão ter” mas “só um é que ficou inclinado a aceitar. Mesmo tendo tudo pago, com direito a uma bolsa para outras despesas, há ainda algum receio que alguma coisa falhe e muitos deles não têm muitas condições económicas”.

Projeto educativo

Todas as provas a que os alunos são submetidos, só se podem exprimir em Inglês, o que nos obriga a uma articulação curricular com as várias disciplinas das componentes sócio cultural, científica e técnica, “tendo a disciplina de Inglês e a sua professora Sónia Martins um papel muito relevante na preparação destes alunos, de modo a poderem concorrer ao mais alto nível, com alunos em que muitos, ou têm como língua materna o inglês ou são oriundos de colégios ingleses espalhados por todo mundo”.

Carlos Urbano Rodrigues, ao centro, em cima (de cinzento). Foto: DR


Disciplinas como Desenho Técnico, Tecnologias e Processos, Práticas Oficinais e Organização Industrial, têm os seus professores envolvidos, João Carlos Baptista, Rui Quintela e Marta Fiúza, orientando os alunos na conceção dos projetos, carroçaria, chassis, suspensão, jantes, pneus, desde o esboço à produção em impressão 3D.

“O resultado tem sido muito positivo. Os alunos acabam por se empenhar bastante e andam motivados ao longo do curso”.

Concurso

O ‘Land Rover 4×4 in Schools technology challenge’ é um projecto pedagógico lançado há 30 anos, no Reino Unido, pela marca de automóveis onde só podiam participar os países pertencentes à união britânica.

Em 2015, os promotores quiseram internacionalizar o concurso e criaram o Campeonato do Mundo Land Rover 4×4 in Schools technology challenge. Atualmente participam 25 países e alguns apresentam mais do que uma equipa.

“No fundo, funciona como um ‘caça-talentos’ nas áreas tecnológicas”.

Logo no primeiro ano, 2015, “e porque entendemos interessante o projeto, começamos a fazer um estudo aprofundado de como as coisas eram feitas no reino Unido e fomos adaptando à nossa realidade toda a articulação curricular necessária”, explica ainda, o coordenador do curso.

“Participamos pela primeira vez no Campeonato do Mundo em 2015 onde obtivemos um oitavo lugar entre 17 países, em 2016 obtivemos o terceiro lugar entre 22 equipas, tendo o primeiro e segundo lugar sido ocupado por duas equipas australianas, que se apresentam sempre a concurso com elevados orçamentos que os ministérios do seu país lhes proporcionam e finalmente no Campeonato do Mundo em 2017 obtivemos o primeiro lugar entre 25 equipas, que muito nos honra”.

Este caminho, que a escola tem feito desde 2015, resultou no título mundial, no ano passado. E para se perceber o feito dos alunos limianos, referia-se que “a equipa australiana tem 200 mil euros do Ministério da Educação para participar no concurso”.

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Alto Minho

BE questiona Governo sobre poluição de ribeiro em Ponte de Lima

Serdedelo

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Foto: DR / Arquivo

O Bloco de Esquerda (BE) questionou hoje o Ministério do Ambiente sobre alegadas descargas no ribeiro de Crasto, freguesia de Serdedelo, em Ponte de Lima, defendendo a “urgência” de “apurar responsabilidades e atuar nos termos da lei”.

Numa pergunta hoje dirigida ao ministro Matos Fernandes, os deputados José Maria Cardoso, Nelson Peralta e Maria Manuel Rola explicam ter sido informados pela associação MOLIMA – Movimento para a Defesa do Rio Lima de que o ribeiro de Serdedelo (ou ribeiro de Crasto como também é denominado pela população local) foi alvo de descargas poluentes nos dias 15 e 16.

Segundo o partido, naqueles dias, as águas do ribeiro, que atravessam várias freguesias do concelho de Ponte de Lima, “emanavam um cheiro nauseabundo” e “apresentavam coloração turva e clara, denotando a existência de diferentes focos poluidores”.

CDS questiona governo sobre poluição de ribeiro em Ponte de Lima

“A poluição do ribeiro de Serdedelo põe em causa a integridade ecológica, a fauna, a flora e os valores ambientais daquele sistema ribeirinho, impedindo também a população local de usufruir plenamente do património natural da sua freguesia”, sustentam.

Os deputados do BE defendem ser “necessário eliminar, definitivamente, os focos poluidores do ribeiro de Serdedelo, proceder à sua despoluição, recuperar plenamente os valores ambientais ali existentes e permitir a plena fruição de um ambiente aprazível, saudável e limpo à população local”.

Os deputados querem saber se o Governo tem conhecimento destas descargas, e se o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), ou outras entidades competentes foram notificadas da sua ocorrência e quais os resultados.

Questionam ainda o Governo sobre as medidas que prevê adotar para evitar que se repitam as descargas poluentes no ribeiro de Serdedelo.

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Alto Minho

Mulher morre atropelada por camião em Ponte de Lima

Acidente

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Foto: O MINHO / Arquivo

Uma mulher, com mais de 60 anos, foi atropelada mortalmente por um camião, na manhã desta segunda-feira, em Fojo Lobal, Ponte de Lima, apurou O MINHO junto de fonte dos bombeiros.

A vítima mortal, moradora naquela freguesia, seguia naquela via municipal quando, segundo relatos, terá caído e sido colhida pelo camião.

O óbito foi declarado no local.

O comandante Carlos Lima explicou à Agência Lusa que “o condutor do veículo pesado ficou em estado de choque”, tendo sido enviada para o local uma Viatura de Emergência Médica (VMER) estacionada no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, para que possa “receber acompanhamento médico”.

O alerta foi dado às 09:08.

Prestaram socorro os Bombeiros de Ponte de Lima, com dois operacionais e uma viatura, com apoio da SIV de Ponte de Lima e VMER de Viana do Castelo.

A GNR está a investigar as causas do acidente.

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Alto Minho

Mais um óbito por covid em Ponte de Lima. Há 19 casos ativos

Covid-19

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Foto: DR

O concelho de Ponte de Lima contava, até esta sexta-feira, com 19 casos ativos de covid-19, mais sete do que na passada terça-feira, apurou O MINHO junto de fonte local da saúde.

Em termos de recuperados, há 57 pessoas já curadas da doença, mais cinco desde o último balanço divulgado pelo nosso jornal.

Há a lamentar dois óbitos causados pelo novo coronavírus, mais um do que na semana passada.

O total de casos acumulados desde o início da pandemia no concelho é de 78.

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