Seguir o O MINHO

Braga

Alunos aprendem mandarim nas escolas públicas de Braga

em

Cerca de 80 alunos de escolas públicas do Concelho de Braga estão a ter aulas gratuitas de mandarim durante as atividades extracurriculares.

Através de um protocolo com o Instituto Confúcio da Universidade do Minho (UM), o Município de Braga responde desta forma ao crescente interesse da comunidade em conhecer a cultura chinesa e contribui para a desenvolvimento intelectual das crianças.

Este projecto, que neste momento abrange maioritariamente alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade, está a ser desenvolvido em quatro turmas nas EB 2,3 André Soares, Lamaçães, Nogueira e Frei Caetano Brandão. Dado o grande interesse manifestado por pais e alunos, o Município prevê alargar este projecto a mais escolas e a diferentes níveis de ensino.

alunos-de-braga-aprendem-mandarim

“Queremos dar continuidade a este projecto e, no futuro, torná-lo mais ambicioso e abrangente chegando a um maior número de alunos”, referiu Lídia Dias, vereadora da Educação do Município de Braga, durante uma visita realizada esta Quarta-feira, 26 de Outubro, à escola Frei Caetano Brandão, do agrupamento de escolas de Maximinos.

Segundo a vereadora, a existência de uma maior diversidade de actividades extracurriculares vem possibilitar um crescimento integral dos alunos, alargando horizontes e fornecendo ferramentas que podem ser-lhes muito úteis no futuro.

“O interesse empresarial na China e o investimento deste país em Portugal justifica por si só esta aposta do Município”, acrescentou Lídia Dias, sublinhando que “todos resultados demonstram que ao iniciar desde tenra idade uma língua diferente e culturalmente distante como o chinês, contribui para o desenvolvimento intelectual das nossas crianças”.

Recorde-se que a oferta de aulas de mandarim nas escolas do Concelho consta do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga – 2014-2026, desenvolvido pela InvestBraga, é uma aposta do Município de Braga para diversificar a oferta educativa.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares